O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, admitiu, nesta terça-feira, 18, a possibilidade de disputar a reeleição ao cargo, nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio CBN, que pertence ao Grupo Globo, Lula disse que essa não é a prioridade no momento, mas pode ser o nome do partido para impedir a volta de “trogloditas” ao poder. Confira vídeo abaixo.
Em outubro de 2026, mês do pleito nacional, o petista estará prestes a completar 81 anos. Sobre isso, ele afirmou que terá de “medir o estado de saúde e resistência física”. Antes de tudo, porém, Lula afirmou que “há muita gente boa para ser candidato” e que, com apenas um ano e meio de mandato, não quer pensar em reeleição.
“Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar”, disse Lula. “Pode ficar certo que meus 80 anos virarão 40, e eu poderei ser candidato.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, o petista, sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, colocou a responsabilidade com o Brasil em primeiro lugar. Isso porque, segundo ele, não vai permitir que o governo caia nas mãos do “fascismo” e do “negacionismo”.
“Não é a primeira hipótese [a reeleição]”, afirmou Lula. “Vamos ter que pensar muito, eu sei que eu vou estar com 80 anos. Tenho que medir qual é o meu estado de saúde, qual é a minha resistência física. Quero ter responsabilidade com o Brasil. Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista e negacionista, como nós já tivemos.”
As reeleições de Lula
Depois do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil, de 2003 a 2006, o petista disputou mais duas eleições nacionais.
Leia também: “O empresariado desembarca do governo Lula”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 221 da Revista Oeste
Em 2006, Lula foi eleito para a reeleição no segundo turno com ampla margem, contra Geraldo Alckmin — hoje, seu vice-presidente. O petista obteve 60,83% dos votos válidos, contra 39,17% do, até então, tucano.
Já em 2022, ao lado de Alckmin, Lula tentou seu terceiro mandato à frente do maior cargo do Poder Executivo, contra a chapa de Jair Bolsonaro e Braga Netto. Em resultado mais apertado, a dupla de esquerda venceu a de direita, com 50,90% dos votos válidos.
Lula não descarta participar de eleições de 2026 para 'evitar trogloditas de volta'
— Rádio CBN (@CBNoficial) June 18, 2024
O presidente também disse que não vai permitir que o país 'volte a ser governado por um fascista negacionista': https://t.co/cO4IQ385oC #NoArNaCBN #Lula pic.twitter.com/esUJEftVOQ
Que passe a usar duas fraldas geriatricas, uma na boca de saida e a outra na boca de entrada. O Brasil nao aguenta tanta MER // DA
Realmente, fascistas e negacionistas não pode. Analfabeto e ladrão pode?
É necessário, e urgente, a exigência de um atestado de sanidade mental desse individuo.
É mesmo de uma falta de conhecimento, aprendeu duas palavras cujo significado desconhece e as usa para atacar o melhor presidente que o Brasil teve em várias décadas. Estou convencido que esse indivíduo, além da profunda ignorância que sempre demonstrou e da qual se orgulha, soma-se a ela a senilidade evidente.
Este personagem está fortemente doente. Não há outra explicação para tanta idiotice…..
Não vai acontecer essa tragedia no Brasil de novo
Deus há de nos ajudar
Ele que se cuide pra não sair antes do final desse filme de terror que estamos assistindo, literalmente.
Ele estava sóbrio quando falou essa asneira?Tem que ser muito trouxa pra acreditar nessa falácia desse ser desprezível.