O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou vídeos em seu perfil nas suas redes sociais na última sexta-feira, 25, em apoio aos candidatos aliados que disputam o segundo turno neste domingo, 27.
+ Nunes e Boulos encerram série de debates com poucas ideias a apresentar
O petista pouco participou da campanha de segundo turno, especialmente depois de ter sofrido um acidente doméstico.
O segundo turno das eleições será realizado em 51 cidades do país. Entre ela, há 15 capitais. Veja a lista de candidatos para quem Lula gravou vídeos de apoio:
- Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD);
- Caucaia (CE): Waldemir Catanho (PT);
- Olinda (PE): Vinicius Castello (PT);
- Pelotas (RS): Fernando Marroni (PT);
- Santa Maria (RS): Valdeci Oliveira (PT); e
- Sumaré (SP): William Souza (PT)
Lula sofre queda no Alvorada
Lula sofreu um acidente doméstico no sábado 19. Ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e teve um ferimento na cabeça. O chefe do Executivo teve um traumatismo craniano e precisou de cinco pontos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O presidente bateu a cabeça no fim da tarde de sábado, depois de retornar de São Paulo, onde participou de live com o candidato do Psol à prefeitura da cidade, Guilherme Boulos.
Depois de ser levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, Lula foi orientado pela equipe médica a não viajar para a 16ª Cúpula do Brics, na Rússia — que terminou em 24 de outubro.
Na terça-feira 22, Lula conversou ao telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, por cerca de 20 minutos. Segundo o Planalto, Putin lamentou a ausência do petista no encontro do Brics.
Presidente cancelou viagem à Colômbia
Lula também decidiu cancelar sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP16), na Colômbia, na próxima terça-feira, 29.
Segundo o Palácio do Planalto, o petista decidiu seguir recomendação médica e “evitar viagens de avião nos próximos dias” em razão do acidente doméstico.
Lula passou por novos exames de imagem nesta sexta-feira, 25, no Hospital Sírio-Libanês. Novo boletim médico mostra que o presidente está “estável em relação aos anteriores”. Também encontra-se “apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília”.
Leia também: O Brasil diz não ao PT, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste