O presidente eleito, Lula (PT), lamentou o impeachment de Pedro Castillo, que caiu depois de tentar dissolver o Parlamento do Peru e governar com amplos poderes. A Suprema Corte do país classificou a manobra como “golpe”.
“Peru e América do Sul precisam, neste momento, de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos nós enfrentamos”, disse Lula, em uma nota publicada na quarta-feira 7.
Lula, que apoiou a candidatura de Castillo, informou ter acompanhado “com muita preocupação” o processo de impeachment no país vizinho. Ainda na carta, o petista reconheceu a posse da nova presidente do Peru, Dina Boluarte, que servia como vice de Castillo e se opôs à tentativa de golpe.
Tanto Castillo como Dina são de extrema esquerda. Ambos foram eleitos em por uma margem estreita, em 2021, derrotando a candidata da direita, Keiko Fujimori.
O ex-ministro Aloizio Mercadante, um dos líderes da equipe de transição de Lula, qualificou como “inaceitável” o impeachment de Castillo. “Não sabemos se o primeiro movimento é só uma narrativa de golpe ou se houve realmente uma tentativa de golpe”, disse Mercadante, em coletiva de imprensa realizada nesta tarde. “Qualquer que tenha sido a verdadeira história, é inaceitável. É inaceitável mais uma vez quebrar a institucionalidade, a democracia.”
Carta de Lula sobre queda de Pedro Castillo
“Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional.
O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos.
Espero que a presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.
Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.”
É, a esquerda começa a lamentar-se pela segunda batalha perdida com argentina e agora peru!
Mas espere mais um pouco que a guerra vcs também vão perder aqui no Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
ESSE É O PRIMEIRO DO RESTO DA CORJA.
MAS, O CAPETA VIRÁ BUSCAR O QUE É DELE.
Vai prejudicar a criação da URSAL né, Lula?
Puxa! Que chato!
Sr. Paulo, faço minhas suas palavras, com nosso Congresso de Bundões, nossa posição é melhor, mas, o que vale é que o molusco vai pensar mais e abrir os olhos, não esqueçamos de nosso Judiciário que também está exposto, o cabeça de ovo, não pára, mas a batata dele vai assar.
Vamos ver se esse comuna ditador feladaputa sobe a rampa, ou se será necessário que milhares se sacrifiquem para impedir isso…
O cumpanhero se deu mal
voce acha que vai subir a rampa, ladrão ? as unicas rampas que voce sobe é da Canja de Galinha e o Camburão do exército ….ou da entrada do cemitério.
Pois é
Nós também lamentamos por estarmos vivendo num país que momentaneamente vive sob um regime ditatorial monárquico
Onde por manipulação descarada elegem um vagabundo criminoso à presidência da República.
Ema ema ema, cada um com seus probrema né cumpanhero?
KILL THE KING
Na cabeça dele, um presidente eleito democraticamente pode fazer o que quiser, inclusive atentar contra a própria democracia que o elegeu. Pulha…
Por isso que o Pt é parte do espectro político “socialismo democrático “ que é a tomada do poder não pela revolução mas pela “democracia” … aí depois pode tudo…. Roubar, matar, mentir, etc
As reflexões do “bigode” sobre ser inaceitável a queda do golpista esquerdista peruano beira, na minha opinião, à perda do raciocínio lógico (tamanha é a paixão desse povo pelas ultrapassadas agendas comunas) e da incapacidade em aceitar respostas, que sinalizam à retomada da ordem e da estabilidade política. O golpista, em rede de comunicação, dissolveu o Parlamento Peruano, instituiu o toque de recolher, sinalizou que legislaria por Decreto-Lei e que convocaria eleições parlamentares em 90 dias. Ações aceitáveis para o “bigode”, inaceitável, para ele, é a reação popular e política que destituiu da presidência um querido companheiro da gangue política que retorna à cena do crime no governo federal. Essas figurinhas, com seus discursinhos e tramoias a “la Lenin”, enchem o saco!
As idéias com certeza são dele! Mas a redação, eu duvido e faço pouca que seja dele” Um presidente que fala “menas” (flexionando o advérbio “menos”), e que fala “pá” (ao invés da falar “para”), não redigiu isso. Certo que é uma atrocidade, mas está com bom português. Eu até desconfio que essa peste nem sabe ler. Eu quero muito que ele lamente a queda dele! Ser pernicioso!
Quero dizer: duvido e faço POUCO! Na pressa, eu errei na mensagem anterior. Mero erro material de digitação!!
Com tsunami que está acontecendo no Brasil, você acha que o surfista está preocupado com as “marolas” que precedem na América Latina?
Não é surpresa vindo de um tipo desqualificado
Que lindo, Lula falando em diálogo, tolerância e democracia.
Roubar não!
Esse mentiroso, Agraciado com o “desapenamento”, além de todos adjetivos negativos, é mais falso que moeda de R$3,00
Mercadante não decepciona jamais. Um pseudo-culto clássico. Uma toupeira revestida de sobriedade.
Logo irá lamentar a sua.
Duas verdades elementares:
1. A besta não redigiu essa carta;
2. A besta não compactua com o que está escrito, em especial, “diálogo, tolerância e convivência democrática”.
O que???? Lula falando em diálogo?? E qdo for que a esquerda aprendeu sobre diálogo? Tadinho do Lula, triste pelo presidente do Peru kkkkk, nós ficaremos muito felizes se ele, Lula também não conseguir subir a rampa, pq a mim ele não representa.
Concordo
O lamento de uma vagabundo descodenado para um esquerdopata desvairado!
“Qualquer que tenha sido a verdadeira história, é inaceitável. É inaceitável mais uma vez quebrar a institucionalidade, a democracia.”
– Comentário feito por um petista hipócrita: O Chapeleiro Louco queria dar um golpe e esse corno desse petralha diz que houve um atentado à democracia! Só não o conseguiu por ter uma Côrte Constitucional que o impediu e também não houve apoio dos militares.
Pode acontecer algo parecido por aqui? Eu digo que as condições por aqui são melhores, já que terão a corte “constitucionalista” a apoiá-lo e um legislativo neutralizado pela corrupção. E quanto aos generais? Ora, dá se um jeito neles com benesses que assim, eles não incomodam ninguém, voltarão para seus quartéis como ovelhas domesticadas e ninguém mais falará deles, como se falou tanto nesse último governo.
Essa corja chamada foro de São Paulo, está com muita sede. Ou param eles agora ou eles farão grande estrago na América Latina.
É a turma dele, ditadores, vagabundos, criminosos, e cupinchas do tráfico.