O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou o seu discurso na 65ª Cúpula do Mercosul, para mandar um recado para a França. O petista deu a declaração logo depois do anúncio da conclusão das negociações do acordo entre o bloco econômico e a União Europeia, nesta sexta-feira, 6.
Ao celebrar o fim das negociações entre Mercosul e União Europeia, Lula ressaltou a qualidade da agropecuária brasileira e anunciou: “Não aceitaremos que tentem difamar a reconhecida qualidade e segurança dos nossos produtos”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Nossa pujança agrícola e pecuária nos torna garantes da segurança alimentar de vários países do mundo, atendendo a rigorosos padrões sanitários e ambientais”, destacou o petista.
Lula reforça posicionamento sobre caso Carrefour
Embora não tenha citado nominalmente a França, a fala de Lula se refere à polêmica que envolveu o CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard. Em 20 de novembro, Bompard anunciou a suspensão da compra de carne de países do Mercosul.
A rede de supermercados passou a sofrer um boicote por parte de frigoríficos, hotéis, bares e restaurantes brasileiros. A declaração do CEO do Carrefour chegou a gerar desconforto diplomático entre Brasil e França.
Na semana passada, a rede varejista anunciou que vai continuar comprando a carne brasileira, como faz “há 50 anos”, e que a fala de Bompard não vai mudar “as regras de um mercado francês já muito estruturado nas suas cadeias de abastecimento locais”.
“Nossa declaração de apoio à comunidade agrícola francesa, formulada na quarta-feira passada, sobre o acordo de livre-comércio com o Mercosul, causou desentendimentos com o Brasil e é nossa responsabilidade resolver”, disse o texto.
Por fim, a nota do Carrefour acrescentou: “Do outro lado do Atlântico, compramos quase toda a nossa carne brasileira do Brasil e continuaremos a fazê-lo”.
Manda a janja dançar para o lacron …kkkk a casa da luz vermelha
Só falta convencer o Lacron, talvez a janja tenha esse poder, por enquanto nada a comemorar.
Teatrinho. Esse trambiqueiro mente tanto que as asneiras que profere não tem credibilidade.
Aí! Luladrão, machô, machô! Dando uma de machão, pra quem? O comunista Macrom está cagando de medo de vc. Vc só está dizendo mais uma bravata. Seu pilantra, ladrão, corruPTo, vagabundo.
Quanta idiotice e arrogância fútil e inútil, um produto se faz pela utilidade e uso embora a propaganda estimule e a imprensa paga tente destruir, é o jogo, mas no caso Lula vai fazer o que? Mandar a Janja rnegociar com o Macron? Sacrossanta ignorância, a bola agora está com as empresas idiota.