(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 29 de junho de 2024)
Ninguém está fazendo tão mal para o governo do presidente Lula quanto o próprio presidente Lula. Não é a oposição. Não é a “extrema direita”. Não é a mídia, não são “os ricos” e, com certeza, não é o presidente do Banco Central. É ele mesmo: o inimigo número 1 de Lula é Lula, e cada vez que ele faz um desses comícios irados para o seu cordão de bajuladores, em circuito fechado e com agressividade crescente, mais prejuízos causa para o seu governo. Já é ruim que Lula, após um ano e meio na Presidência, não governe realmente nada. Fica pior ainda quando ele, em vez de trabalhar em alguma coisa útil, ou simplesmente ficar de boca fechada, desata a falar sobre o Brasil e o mundo. O dólar sobe, a bolsa cai, os investimentos congelam, a desconfiança aumenta. Até agora não acertou uma.
O palavrório de Lula
Em seu último surto, num desses conselhos supremos que nunca dão um conselho que preste, Lula pareceu um Joe Biden no seu debate com Donald Trump: desconexo, incoerente, sem noção e, acima de tudo, uma angústia para os seus próprios devotos. Têm de dizer que o chefe está brilhando, mas sabem cada vez mais que não está — ao contrário, o seu governo está morto, e não dá sinais de ressurreição. Como poderia dar? O fato central é que Lula não tem uma política econômica, e nunca teve: sua única política em relação à economia, desde que assumiu o cargo, é atacar o Banco Central. É óbvio que uma coisa dessas não tem nenhuma possibilidade de dar certo. A ideia fixa de Lula é que a economia brasileira se resume ao BC e à taxa de juros; não há, neste entendimento das coisas, nada que possa ser feito no Brasil enquanto o atual presidente do banco estiver no cargo. É falso, inútil e contra o interesse público.
+ Leia notícias de Politica em Oeste
É falso, porque o BC, exatamente ao contrário do que diz Lula, é a única coisa que funciona direito na administração federal — é quem está segurando a inflação e o valor do real. Além disso, há uma imensidão de trabalho a fazer na economia, e que não tem nada a ver com o BC; mas o governo não trabalha em nenhuma área, e quando decide fazer alguma coisa, faz a coisa errada. É inútil, porque Lula não ganhou um único ponto nas pesquisas de popularidade com as suas agressões ao presidente do BC, como imaginava que iria ganhar. É contra o interesse da população, enfim, porque a cada insulto que ele faz o dólar sobe, o investidor trava e as perspectivas de inflação aumentam — o que torna impossível qualquer baixa nos juros. O fato é que Lula, hoje, é o principal responsável pelos ataques ao Real, pelos juros altos e pela falta de confiança no governo. Ele chama de “cretinos” quem constata essa realidade. Aí só piora.
Acho que os que se dizem de direita devem estar aprovando tudo isso e também a censura feita pelo STF. Se não estivessem, organizariam ficar dias, talvez semanas, sem sair de casa, sem gastar, travando a economia e fazendo o governo desabar. Preferem gritar rezas e hino nacional para prédios vazios aos domingos, ou seja, preferem não fazer nada de realmente útil para ferir o sistema.
Tenho acompanhado atônito, angustiado e apreensivo a forma como o presidente Lula está se portando. Ele se apresenta cada vez mais colérico e rancoroso e, como consequência, esquece de governar. Cada vez que fala a coisa desanda, a bolsa despenca, o dolar sobe, o real perde valor, os investidores, assustados, fogem e a inflação aumenta. E O QUE É PIOR, AINDA FALTAM 02(DOIS) ANOS E 06(SEIS) MESES!
Ubriacone!!!
Esse imbecil do presidente é nada mais que um paspalho semi-analfabeto
O sinais cada vez mais evidentes de demência senil vão causando prejuízos ao país e quem paga é a população com a disparada do dólar e a queda da bolsa de valores. Dado o perfil ditatorial do presidente, nenhum dos seus acólitos ousa conter seus surtos e fazê-lo parar de dizer asneiras.
O cara é uma enciclopédia de idiotices.
Fica até difícil fazermos uma crítica, e geral logo….
O sistema Lula, STF/TSE está causando danos irreversíveis ao país no curto prazo.
dureza é ter que pagar a conta por causa dos idiotas que fizeram o L !!!
e dos idiotas que ajudaram arrastar o resultado das eleições, na mão grande, com a ajudinha das urnas eletrônicas, do consorcio STF e velha imprensa, (Globo Lixo, FOLHA ( foice ) DE SÃO PAULO , ESTADÃO, (estadinho) , os artistas intelectuais (interesseiros) e por aí vai…
A oligarquia brasileira faz de tudo para manter seus previlégios e não se importa em destruir o País.
É o bobo da corte e todos riem dele.
E vai piorar muito, infelizmente!
Lula é um boçal e a tendência é piorar.
O PERSONA NON GRATA veio para aproveitar bastante da vida boa que o dinheiro público lhe possibilita, O mais é vingança, destruição e mentiras.
Queremos ver ele sair às ruas….kkkk
Falar o quê? O cara é horrivel de boca fechada e pior quando a abre. Só sai o que tem dentro de si, ou seja, sujeira e ignorancia. Pobre Brasil!