O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja realizar um evento simbólico para lembrar os dois anos dos atos do 8 de janeiro. Ele teria solicitado a presença de todos os ministros na cerimônia durante a última reunião ministerial de 2024, de acordo com informações obtidas pela emissora CNN Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em janeiro do ano passado, quando as manifestações completaram um ano, Lula também promoveu uma solenidade. Chamado “Democracia Inabalada”, o evento aconteceu no Salão Negro do Congresso Nacional e teve a participação dos chefes dos Três Poderes, ministros, governadores e outros convidados. Governadores e parlamentares de oposição não compareceram.
Paralelamente às investigações e processos do 8 de janeiro, o STF conduz inquérito, relatado por Alexandre de Moraes, sobre suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.
+ Leia também: “‘Não existe golpe de Estado com pessoas desarmadas’, diz Ives Gandra”
O evento também ocorrerá em meio à expectativa da análise no Congresso do Projeto de Lei da Anistia para os envolvidos com o 8 de janeiro. O texto, que propõe o perdão aos envolvidos no 8 de janeiro, ainda precisa do exame em comissão especial na Câmara, mas o colegiado ainda não foi instalado.
Além disso, o suicídio em Brasília de 13 de novembro, no qual um homem disparou fogos de artifício contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) e, em seguida, acendeu um deles em si mesmo, também tem alimentado as discussões.
Relembre o 8 de janeiro
Em 8 de janeiro de 2023, manifestantes contrários a Lula invadiram a sede dos Três Poderes, em Brasília. O governo federal decretou intervenção na segurança do Distrito Federal, Mais de 1,4 mil pessoas foram presas nos dias seguintes às manifestações.
As investigações da PF têm procurado identificar os financiadores e grupos organizados nas redes sociais que planejaram o ato. O STF aceitou denúncias contra centenas de envolvidos, que respondem por crimes como associação criminosa, dano ao patrimônio público e tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito.
Mais de 200 pessoas já foram condenadas a penas entre 14 e 17 anos de prisão, por crimes com abolição violenta do Estado, golpe de Estado, dano e associação criminosa. Juristas questionam a legalidade dos processos e das condenações. O foro para processar pessoas comuns, seria Justiça Federal, de primeira instância, e não o STF. Além disso, consideram frágeis as “provas” contra os envolvidos e indicam diversas ilegalidades nos processos.
+ Leia também: “‘Maioria dos réus do 8 de janeiro é inocente’, afirma advogado de presos”
Ah como eu desejaria que como Elias desce fogo sos céus e queimassem todos eles ali naquele evento dos profetas de Baal, e enviassem todos pra inferno.
Não quer pacificar.
Uma cerimônia para comemorar a maior e mais incrédula narrativa de golpe jamais inventada em tempos anteriores. Por que sumiram as imagens que provariam os baderneiros, que seriam julgados e ponto final? Mas a narrativa de golpe é a espinha dorsal para manter viva a sanha de Moraes e vivas as perseguições sem fim baseadas na “criatividade”, pessoas visadas para produzirem provas. Isso associa ao Escândalo da Toga, envolvendo Eduardo Tagliaffero e Airton Vieira, juiz auxiliar sob o comando de Moraes. O povo não esqueceu.
O maior presente que o BURRO FALANTE poderia dar a nação no dia 8 seria sua renúncia !
É muita cara de pau e falta de escrúpulos propor essa indecência….há pouco li o manifesto de uma família no ES que está por perder terras totalmente produtivas e comprovadas só porque o Incra cuja diretora é militante da esquerda e protetora do MST decidiu que não é produtiva e pior a desapropriação foi assinada pelo Lula..Durma-se com um barulho desses e o probo presidente vem propor essa reunião em defesa da democracia inabalada.
O ditador criminoso zomba de suas vítimas …
O lula vai lembrar os atos de 08 de janeiro. Espero que ele não se esqueça de convidar representantes do exército que através da perfídia prenderam cidadãos desarmados que caíram na armadilha muito bem montada, cidadãos que estavam descontentes com o que já sabiam que iria acontecer no país. Agora já está acontecendo.
Irão comemorar o golpe que deram, começando com a atuação desqualificada durante o processo eleitoral, incluindo a não aceitação da recontagem de votos. Desta figura deplorável, esperar o que?
Desgraçados a hora de vcs irá chegar. Oeste já está na hora de parar de dizer que alguém se suicida com rojões. Tá na cara que o homem foi alvejado por um tiro.
Esses terroristas têm q mofar na cadeia. Não esqueça do ato no aeroporto, quando um bolsonarista planejou explodir um caminhão de combustível aí lado de um avião lotado.
Nós temos sorte deles serem incompetentes, mas isso não deve aliviar suas penas.
Q morram no presídio!
Pode começar liberando tudo que esta escondido. Pais de instituições podres comandado por um corrupto descondenado.
Lembrar para quê? Todos de bem querem é esquecer esse momento triste na história do Brasil que tantos foram penalizados injustamente enquanto outros, que “assistiram” tudo e a tudo estão impunes!
Lembrar para quê? Todos de bem querem é esquecer esse momento triste na história do Brasil que tantos foram penalizados injustamente enquanto outros, que “assistiram” tudo e a tudo estão impunes!