O presidente Lula minimizou as contundentes críticas do jornal francês Libération, que o chamou de “decepção” e de “falso amigo do Ocidente”. As declarações em resposta ao jornal foram feitas em entrevista à imprensa no sábado 24.
Lula afirmou que entende as críticas em relação ao posicionamento do Brasil sobre a guerra na Ucrânia. “Eles estão no centro da guerra e eu estou a 14 mil quilômetros de distância. Então é muito normal que eles estejam muito mais nervosos.”
Ele disse que o Brasil condena a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas, agora, defende a paz. “Não vou ficar fomentando a guerra. Quero criar condições para que os 2 países sentem [para negociar]. Eles não querem sentar porque cada um está achando que vai ganhar, mas em algum momento eles vão sentar e vão precisar de interlocutores com muita responsabilidade para tentar negociar, e o Brasil está participando [disso]”.
Anteriormente, em várias entrevistas, Lula considerou ambos os países – Rússia e Ucrânia – igualmente culpados. O presidente disse, ainda, que a diplomacia brasileira trabalha pela paz. Segundo ele, o chefe da Assessoria Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, esteve na Dinamarca discutindo o assunto.
Lula foi capa do jornal francês que o chamou de ‘decepção’
Lula foi capa da edição da sexta-feira 23 do Libération, com a manchete: Lula, a decepção. “O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”, disse o jornal.
O texto destacou que, no cenário internacional, Lula era esperado como um “messias”, mas não passou de uma miragem ou uma imagem embaçada.
A reportagem também criticou Lula por receber, com pompas e honrarias, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no fim de maio. O jornal questiona se Lula não tem conhecimento dos abusos cometidos na “República Bolivariana do Autoritarismo”.
Só decepção? Esse sujeito é o maior mau-caráter e cafajeste do Brasil.
Se a França que obedece ao Macron, um estúpido ambientalista que deixou tacar fogo na Notre Dame de Paris o considera uma decepção, imagina os países sérios da Europa. Esse cara só tem um lugar na Europa para frequentar e ser respeitado: os esgotos de Paris. Creiam, é fato, os esgotos de Paris são um local turístico. Pode, e deve, levar a Janja.
vejo que o jornal foi modesto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O ue impressiona é a dificuldade do jornal de enxergar um palmo na frente do nariz.
Muito fácil presidente, manda Janja comprar um sofazinho daqueles e manda pra lá que eles vão sentar com certeza.
Acho que estas críticas ainda são muito fracas em relação ao que deveria ser dito. Devem aumentar o tom.
Este cafajeste, alçado à presidência do Brasil, deveria calar a boca e parar de opinar sobre política externa.
Ele e seu partido conseguiram dividir o nosso país, com o “nós contra eles’.
Mais de 6 meses de desgoverno e o lula continua falando contra o Bolsonaro. É muito triste!
Espero que o Brasil resista e na próxima eleição descarte estes aproveitadores.
Henrique M B da Fonseca
Vamos juntar a turminha, cantar uma musiquinha e fazer o L….
Bando de burros, pra dizer o mínimo
O que acreditavam? No chapéuzinho vermelho?
Agora vamos pagar por esses e muitos outros ABSURDOS deste desgoverno, ou nos mobilizamos para acabar com isso
O que é 14 mil quilômetros, frente ao ciberespaço?
Patético.
Mais patético, são estes jornais bem informados, criticando…
Gostaria de saber o que esse apedeuta está fazendo com essa tentativa e projeção internacional ao invés de governar o Brasil!
Que fala o que não sabe, tem que ouvir o que não quer.
A imprensa francesa, junto a brasileira e americana, ajudou a colocar esse pudim de cachaça no poder, então…. RECEBAM!!
Literalmente um imbecil e corrupto. Um lixo ambulante.
Olha só quem foi brincar de LEGO na Dinamarca:
O chefe da Assessoria Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim…!
Se existem 5 países párias no Mundo, o Molusco está fazendo de tudo para ser o Hexa campeão.
Se nem a própria casa (Brasil) ele consegue arrumar, ele com certeza conseguirá nos jogar na latrina internacional.
Só indo às Ruas para nos manifestarmos. Afinal, somos 58 Milhões ou mais contra este verme.
Estou ansiosamente aguardando qualquer tipo de movimentação fora Lula, cala boca Lula….
Nada, estão todos acusados, acredito
Ele não tem seriedade e nem força moral para falar de negociar a paz. Como pode tanto cinismo? Um sujeito que criou o “nós contra eles”, que continua com discurso de ódio mesmo depois de eleito, não pode falar em ajudar a negociar nada. Só nos faz passar cada vez mais vergonha. Devia começar a trabalhar e fazer menos turismo. Mas trabalho não é o forte dessa turma
Não é normal um presidente da república burro, analfabeto, ignorante, ladrão, corrupto, idiota, cachaceiro, presidiário, língua presa, horroroso, nunca ter lido um único livro em mais de 70 anos por ser analfabeto e burro. Só no Brasil mesmo. Pensa? Como um idiota, burro, ladrão condenado em 3 instâncias, corrupto, feio para caramba, mentiroso ao extremo, nunca falou verdade na vida toda e ser presidente?? Só no Brasil.
O único gnomo brasileiro é mesmo um descalabro criado por um erro de pensamento novecentista. O jornal falou pouco do tirano.
Tá difícil em Oeste?
Oeste acorda e publique meus comentários.
Oeste por favor publique meu comentário.
O ladrão na sua eterne ignorância deve estar super preocupado com o Liberation
Ótimo! Depois que o Nine resolver a guerra da Ucrânia com muita cerveja e picanha na mesa de um boteco ele estará totalmente preparado para resolver a enorme violência causada pelos “meninos do narcotráfico” e daqueles que roubam celulares pra tomar uma cervejinha sabe se lá onde.
O pt está num beco sem saida .
Eles ficam arranjando viagens para se livrar dele e das besteiras trágicas que ele fala por aqui, porem quando ele fala essas mesmas idiotices lá fora fica pior ainda .
Realmente o pt não tem saida , vai ter de esperar o fator biológico mesmo ,,,, pobre partido.
Ele não tem conhecimento de história e de geopolítica e tampouco possui seriedade para se oferecer para negociar nenhuma paz. Como pode um pilantra que inventou o “nós contra eles”, que continua dividindo a Nação Brasileira, falar em negociar a paz? A assessoria dele devia aconselhar a encher a boca com abóbora e não falar tanto.