O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expressou sua “surpresa” ao ver “tanta gente negra” no Rio Grande do Sul. O chefe do Executivo tem sido criticado por tratar a tragédia do Estado com um viés ideológico e de raça.
Em discurso no Estado nesta quarta-feira, 15, afirmou que muitas pessoas não enxergam “o lado social” da tragédia que atinge 2.144.124 moradores de 452 municípios gaúchos. Até o início desta noite, a Defesa Civil já havia confirmado 149 mortes, 806 feridos e 108 desaparecidos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não sei se vocês perceberam, com toda a desgraça da enchente, por mais que a gente veja”, iniciou Lula. “Eu falei para a Janja no domingo: É impressionante, eu não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. Não é possível.”
O chefe do Executivo disse que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, ao escutar sobre sua incredulidade, respondeu: “É porque são os mais pobres e porque moram nos lugares mais arriscados de serem vítimas dessas coisas.”
As declarações do presidente foram feitas no município de São Leopoldo, situado a cerca de 35 km de Porto Alegre. É uma das regiões mais atingidas pelas enchentes. A cidade é uma das maiores comandadas pelo PT no Estado e tem enfrentado os impactos das inundações desde 29 de abril.
Conforme dados do Censo IBGE de 2022, o Rio Grande do Sul tem quase 710 mil pessoas que se declaram pretas e 1,6 milhão que se declaram pardas. Apesar da população branca no Estado ter caído 4,1% em relação a 2010, ainda é a maior em nível de proporção do país: 78,4%.
Além da ‘surpresa’ com ‘gente negra’, Lula anuncia medidas
O presidente Lula também anunciou medidas para auxiliar as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 15. Inclusive, oficializou o ministro Paulo Pimenta para comandar o Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
O novo ministério do petista servirá para coordenar as ações de reconstrução do Estado. Também houve o anúncio da criação do Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100,00 para cada família atingida pelas enchentes no Estado.
Além disso, Lula anunciou a entrada de 21 mil novas famílias no Bolsa Família e antecipação do pagamento do benefício e novas habitações para quem perdeu casas que se encaixam no perfil do Minha Casa Minha Vida I e II.
se fosse outro politico falar isso….
Branco, Negro, Pardo, verde ou amarelo somos todos povos brasileirosnque estão sofrendo com a enchente. Mais de 400 cidades afetadas e a preocupação dele que não havia percebido que são na sua maioria negros…
É lamentável e sofrido ter o nosso país por este cidadão que não nos representa e só nos envergonha.
O hipócrita é escroto mesmo nas tragédias. Estimula o sectarismo para cooPTar os menos esclarecidos. Como ele se surpreendeu com uma jovem negra que estava em seu palco assistindo seu discurso ,por não estar em um terreiro batendo tambor …
Não dever ser fácil fingir que não vê que não ouve a enxurrada de besteiras que este deplorável governante vomita diarimente. Passar pano e bater palmas deve ser uma penitência incalculável para quem tem ao menos 1% de coerência. Feliz, mas sofrido, de quem pode vomitar ao ouvir estas pérolas. Fazuele e engole o vômito, lacaios.
apenas um tolo não percebe que é uma manobra política do lula, uma de suas ministras fez um comentário infeliz, dizendo que iria dar prioridade nas ajudas do publico minoritário, isso fez com que a sua popularidade caísse ainda mais, esse comentário é um malabarismo político para poder conter danos de popularidade ao governo
Duas gestões completas, mais una e meia da Dilma e não sabia que tem negros no RS?
esse presidente é analfabeto, ele não sabe nem a região do RS
Como é possível um presidente fazer uma colocação dessa? Somente com o objetivo de dividir a sociedade
Acorda Xandão.
Pelo seu amado mas também dramático Pleno Estado Democrático de Direitom, favor não deixar de observar que esse sujeito vulgo lula atenta contra a Constituição Federal ao incorrer em hediondo racismo.
Sua comparsa também.
Ele saiu da presidência no final de 2010 e desde então nunca mais colocou realmente os pés na rua. Todo lugar q foi tinha plateia amestrada. É por isso q ele não tinha ideia q no RS há também negros e pardos. Luladrão está com sinais claros de senilidade. Ainda não é um Biden, mas caminha na mesma direção. Isso não é bom para ele e tampouco para o povo a quem ele presta serviços. Tudo isso acontece, pois sua eleição e consequente chegada ao alto posto da nação foi manipulada pelo sistema jurídico e pelo status-quo tupiniquim. Estão tentando tirar a última gota desse limão espremendo-o ao máximo para se manterem com as rédeas do estado.
Com a palavra, o STF que nos brindou com esse presente de grego. Ainda tivemos a sorte de não ter acontecido na pandemia .
Pois é, hoje nas reportagens televisivas, eu vi um presidente sorridente e feliz fazendo propaganda política, e atrás um governador sério. e triste……
Sabe só de sindicato…, não conhece o Brasil.
Mais imbecil do que este sujeito é quem nele “votou”, ou, quem ainda o defende.
E nós ficamos impressionados com tanta incompetência, farsa, falta de sensibilidade com o sofrimento alheio.
Que imbecilidade, não conhece o Brasil , nem sabe como chegou la
Sequer conhece o Brasil. Brancos ou negros, são todos brasileiros que se unem para salvar uns aos outros. Mania de sempre procurar diferença entre as pessoas, quando estamos sofrendo é de falta de caráter dos governantes. Essas declarações de torcida de futebol, de pensamento de cavalo e mais essa agora, são de uma pessoa alienada a realidade, que está deslumbrado com coisas sem importância.
Esse indivíduo é um imbecil!