O coordenador dos grupos técnicos de transição, Aloizio Mercadante, anunciou na quarta-feira 7 que o Ministério da Economia será dividido em três pastas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); da Fazenda; e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) serão recriados a partir de 1º de janeiro.
“Tínhamos o Ministério da Fazenda; o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”, lembrou Mercadante, em coletiva de imprensa. “Essas estruturas vão voltar a existir. O Brasil era muito mais eficiente e tinha políticas muito mais competentes com essa distribuição.”
O petista também afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) ficarão sob a gestão do novo MDIC.
“O presidente Lula deixou claro que Apex e BNDES estarão no novo MDIC”, ressaltou Mercadante. “É preciso ter foco e ousadia e tratar da promoção dos produtos brasileiros [no exterior]. O BNDES tem de ser esse instrumento de impulsionar a industrialização e resgatar as estruturas já existentes no país.”
Mercadante criticou a gestão do BNDES durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele disse que apenas 19% dos R$ 90 bilhões de crédito oferecido pelo banco vai para a indústria, enquanto 25% fica na Argentina.
“Dizem que o mercado fica nervoso”, observou o petista.”Fico nervoso quando vejo o BNDES emprestar mais para a agricultura que para a indústria. Temos de fomentar o mercado privado? Temos. Mas isso exige um complemento do financiamento público com o BNDES, especialmente para a infraestrutura e a indústria.”
Claro, racional!
Quantos petistas säo necessários para chegar aos pés de Guedes!
Haja ministérios para acomodar a companheirada, vem aí um petrolão 4.0.
Pra ter espaço prós “companheiros”. Malandro é malandro. Bandido é bandido.
NÃO SOBE A RAMPA.
TIPO ESTAR NO HOSPITAL DESACREDITADO PELOS MÉDICOS, FAMÍLIA ORANDO PARA UM “PAI DE FAMÍLIA RESPONSÁVEL, BONÍSSIMO, CRIOU FILHOS E NETOS, CUIDOU DE SUA CIDADE, ATÉ O STF O PROCLAMA”.
ABRE OS OLHOS E PEDE O CAIXÃO.
SE ELE É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS ? 🙏🏼
alguém leva a sério as análises econômicas deste ser, infeliz!!!!?????
SERÁ O TRIDENTE DO DIABO.
Eco, No, Mia.
. o LADRÃO está certo democratizando a roubalheira dificulta o controle.
É o PT aumentando o número de Tetas para comportar os “amigos do amigo”.
E lá se vai o dinheiro que pagamos …