O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma nova cirurgia nesta quinta-feira, 12. De acordo com boletim médico publicado às 16 horas desta quarta-feira, 11, trata-se de um procedimento endovascular, conhecido como embolização da artéria meníngea média.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As artérias meníngeas são responsáveis por irrigar as meninges, membranas que revestem o sistema nervoso central. O procedimento é frequentemente utilizado no tratamento de hematomas subdurais crônicos, formados pelo acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
O procedimento consiste em bloquear o fluxo sanguíneo na área afetada. Um cateter é inserido para injetar material que obstrui a artéria, o que previne futuros sangramentos e reduz os riscos para o presidente.
Segundo o médico Roberto Kalil Filho, profissional de confiança do presidente, o procedimento não atrasará a previsão de alta de Lula pois já estava previsto como parte de sua “programação terapêutica”.
Leia mais:
O procedimento seria comunicado depois de sua conclusão, mas o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, “fizeram questão” de antecipar aviso à imprensa, segundo Kalil.
Lula segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, sob cuidados intensivos, depois de realizar procedimentos médicos programados. O boletim ainda informa que o presidente apresentou um quadro estável, sem intercorrências durante o dia. Como parte de sua rotina durante a internação, Lula realiza fisioterapia, caminha e recebe visitas de familiares.
Lula está lúcido, diz boletim médico
Conforme boletim divulgado pela manhã, Lula está “lúcido, orientado, conversando e teve uma boa noite”. O boletim também informou que ele permanece com dreno no cérebro e fará novos exames ao longo do dia.
O presidente apresentou fortes dores de cabeça na noite de segunda-feira 9. Depois de ser atendido no Sírio-Libanês em Brasília, foi transferido para a unidade de São Paulo, onde passou por uma craniotomia para drenagem de um hematoma, que foi realizada com sucesso, segundo os médicos.
Ele foi atendido por Kalil e pelo neurocirurgião Marcos Stavale. Agora, Lula é mantido sob os cuidados da infectologista Ana Helena Germoglio na UTI, onde permanece em observação.
Lula começou a sentir-se mal à tarde, quando relatou dor de cabeça e sonolência durante reuniões com ministros. Seu último compromisso oficial foi com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Embora planejasse realizar exames apenas na manhã de terça-feira 10, as dores anteciparam sua ida ao hospital. A primeira-dama do país, Rosângela da Silva, a Janja, acompanhou o presidente em todos os momentos.
Leia também: “O mapa do cérebro”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 183 da Revista Oeste
A Dona Marisa lhe aguarda canalha.
Será que não é mais uma mentira dos Petralhas?! Ontem a taxa de juros foi para 12,25%, não aprovam no Congresso a Lei Orçamentária, o Arcabouço Fiscal, Chuchu Inútil não assume o Governo… e o Consórcio não divulga nada, só sobre a Besta hospitalizada.
o menino de vó vai deixa vovó….
Vamos REZAR para que eles não tenham mais SOZIAS dessa pessoa.
Orando muito para ele encontrar a esposa dele até amanhã!!! Dona Marisa está com saudades!!!
A quem entrar em contato com o 9, passe a ele a notícia de que um time iraniano de vôlei bateu o nosso time mineiro em 3 sets a zero. Essa notícia o deixará mais feliz.
Como dizia o Didi Mocó: – aí tem truta!
O “médico” midiático entende desde unha encravada até hematoma subdural. Um “gênio”, o papagaio de pirata. No fundo, não passa de um “concierge”. Tadinho!!!
Como Lula poderia estar lúcido, se lucidez é algo que ele desconhece?
Recordar é viver.
Teve um tal de Tancredo Neves cuja internação foi um festival de lorotas. E assim o Brasil não engole mais posturas hospitalares circenses advindas de Brasília.
Geraldinho, espero que não seja tão fraco como seu último governo do estado de São Paulo.
Exatamente!!!
Tudo conforme programado, vamos aguardar os próximos capítulos!