Nesta semana, o presidente Lula vai visitar o Egito e a Etiópia. Os dois países se tornaram membros do Brics, que reúne as principais economias emergentes do mundo.
O objetivo da viagem do petista pela África é diversificar os parceiros do Brasil nas relações exteriores. O chefe do Executivo pretende ainda fortalecer alianças com países em desenvolvimento, investindo na chamada diplomacia sul–sul, em referência ao sul global.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Em 2024, Lula ainda não fez viagens internacionais. Desse modo, começando pela África, ele demonstra a importância que dá ao continente.
No Egito, os destaques da agenda de Lula vão ser reuniões bilaterais com o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Continua prevista uma visita à Liga dos Estados Árabes.
Já na Etiópia, o petista vai participar, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que reúne as 55 nações da África.
Mais detalhes da viagem de Lula
O presidente chegará à capital do Egito, Cairo, na terça-feira 13. Os encontros com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi estão agendados para a quarta-feira 14.
Segundo o Itamaraty, o Brasil se aproximou do Egito durante as negociações para retirar os brasileiros da Faixa de Gaza, depois do início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A saída dos brasileiros passava pelo território egípcio.
Na sexta-feira 16, o presidente chega a Adis Abeba, capital da Etiópia. Ele vai participar da Cúpula da União Africana entre os dias 17 e 18.
Conforme o Itamaraty, o convite ao presidente para participar do encontro demonstra o reconhecimento do continente aos esforços do Brasil para construir pontes com a região. O Brasil apoiou a entrada do Egito e da Etiópia no Brics.
A agência de viagens MoluscoTur vai pesquisar tanto o nada quanto o lugar nenhum!!
Tomara que encontrem com a maldição de Tutancamon.
Vai propor acabar com a fome na Etiópia, o mesmo papo furado de sempre.
Depois da surra que levou de Bolsonaro na semana passada, agora ele precisa viajar para estarrecer e arrefecer.
Janja não aguentava mais ficar em casa. Vão gastar mais uma banana do nosso dinheiro. Sair do Brasil numa hora dessas. Por isso a pergunta: quem está governando o Brasil.
O Brasil é hoje uma economia decadente .
Que barbaridade.
Gastar os impostos do brasileiro, para uma viagem totalmente inócua……
O objetivo é levar a Janja para conhecer
As pirâmides
Duas merdas ….