Menos de 24 horas depois da decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, o presidente Lula (PT) voltou a criticar o Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto, e também o mercado financeiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em entrevista concedida na tarde desta quinta-feira, 20, à rádio Verdinha, em Fortaleza (CE), onde entregou conjuntos habitacionais à população, o petista declarou que, enquanto seu governo investe no povo brasileiro, “a decisão do Banco Central foi de investir no sistema financeiro e nos especuladores que ganham dinheiro com juros”.
Poder de tirar o presidente do BC
Sobre como recebeu a notícia da decisão do Copom, Lula disse que nunca se meteu nas decisões do comitê e do Banco Central. “O Meirelles [presidente do BC de 2003 a 2010] tinha autonomia comigo tanto quanto esse rapaz de hoje [Campos Neto]; só que eu tinha o poder de tirar Meirelles”, comparou Lula.
Ele continuou: “Aí resolveram entender que era importante colocar alguém que tivesse um Banco Central independente, que tivesse autonomia; mas autonomia de quem? Para servir a quem? Para atender a quem?”, perguntou.
+ Leia também o artigo “Lula nunca aceitou a autonomia do Banco Central“, de J. R. Guzzo, em Oeste
Comparando os bancos estatais com os demais, Lula diz que as instituições privadas preferem, em vez de ceder crédito, “ganhar dinheiro com a alta taxa de juros”. “Foi uma pena que o Copom manteve essa taxa de juros, porque quem está perdendo com isso é o Brasil e o povo”.
Paspalhice do gatuno , porque ele não vem falar isso em São Paulo para um público que entende, ? Porque é frouxo então fala pra uma radio pequena do interior do Ceará
Bem típico desse vassourão de chão de fábrica que se acha. Para tentar se esconder do total desastre de seu desgoverno, virou abelha, ou vive voando ou fazendo cera ou zumbindo enchendo o saco de quem está trabalhando sério, juntamente com seu bandinho de zumbis.