O presidente Lula voltou a se manifestar contra a extradição e a prisão do jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks.
O petista disse que a prisão de Assange vai “contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa” e incitou uma “mobilização”. Durante discurso na campanha eleitoral de 2022, em Maceió (AL), Lula já havia cobrado pressão mundial pela libertação do jornalista.
O petista interpelou sobre o crime que Assange teria cometido e reiterou a “injustiça” de sua prisão.
Durante a coroação do rei Charles 3°, Lula novamente criticou a prisão do jornalista e chamou de “vergonha” um jornalista estar preso por denunciar ações supostamente ilegítimas de um Estado contra outro.
Acusações
Assange enfrenta 18 acusações nos Estados Unidos, por revelar documentos confidenciais, incluindo denúncias de crimes de guerra e espionagem. Os documentos vazados pelo WikiLeaks revelaram grampos realizados pelos Estados Unidos contra a então presidente Dilma Rousseff e outros membros do governo brasileiro.
Atualmente, Assange está preso na prisão de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra, desde 2019, depois de passar por um período de sete anos de exílio na Embaixada do Equador em Londres.
Um juiz da Alta Corte de Londres negou a contestação de Assange sobre sua extradição, sob argumento de falta de bases legais para tal.
Esse criminoso de SBC poderia se oferecer para ficar na prisão, de onde não podia ter saído, no lugar do Assange.
Ridículo
Gostaria que o Lula fizesse a mesma Defesa ao Allan dos Santos, perseguido injustamente.
Que tal o Molusco ser aconselhado a não se meter em confusão ?
Boca fechada não entra mosca.
E o Allan dos Santos? O que Lula tem a dizer dessa perseguição do Moraes sobre ele! Destruiu a vida dele, cancelou redes sociais, bloqueou contas etc! Está fazendo um inferno na vida de Alan!
Concordo
Este Senhor deveria estar preocupado com a defesa de nossa democracia e liberdade de imprensa. Alias democracia e liberdade que só existe para quem é de esquerda .