Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 227 municípios brasileiros terão neste ano apenas um candidato a prefeito. A informação é do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Minas Gerais é o Estado com o maior número de municípios com candidatos únicos. Ao todo, 45 cidades encontram-se nessa situação.
Em segundo lugar aparece o Rio Grande do Sul, onde 44 municípios estão com a eleição a prefeito praticamente definida. Nessas cidades não há concorrentes.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O terceiro Estado com candidato único é São Paulo, com 26 cidades. Uma delas é Santa Lúcia, na região central do Estado, próxima a Araraquara e com população inferior a 8 mil habitantes. O candidato local é o petista Antônio Carlos Abuabud Junior, conhecido como Júnior da Farmácia.
Em entrevista ao site Metrópoles, o candidato afirmou que a campanha será feita normalmente. Junior garantiu que vai sair às ruas para se encontrar com eleitores. No entanto, admitiu que espera por um ritmo acelerado como em um cenário com adversários.
Júnior da Farmácia já foi filiado ao PSDB e é mais um candidato que contará com o apoio do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro e rival dos petistas em nível nacional.
Depois, aparecem Goiás, com 21 municípios, e Paraná, com 20.
Candidato único a prefeito: apenas um caso no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, apesar da representatividade, tem apenas um município com candidato único: São José de Ubá. Trata-se de Gean Marcos, do MDB.
No Ceará, são dois municípios. Na cidade do Vale do Jaguaribe, por exemplo, o único concorrente é o atual prefeito, Raimundo César (PSD). Assim, ele tenta o segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura de São João do Jaguaribe.