Em vídeo divulgado na tarde desta quinta-feira, 23, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o pastor Silas Malafaia convocam uma manifestação em homenagem a Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, que morreu na Papuda, em Brasília. O ato será na Avenida Paulista, no próximo domingo, 26, às 14 horas, em São Paulo.
A publicação, no início, destaca que será uma “manifestação pacífica”. Apresenta as pautas principais do ato que, além da homenagem a Clezão, preso do 8 de janeiro, cita o “Estado Democrático de Direito”.
Bolsonaro aparece em primeiro, apenas dizendo “eu apoio”. Em seguida, Malafaia diz que estará presente, bem como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros parlamentares.
Protesto em frente ao STF depois da morte de Clezão tem críticas a Moraes
Já houve um ato em memória de Cleriston, em Brasília. Sua morte mobilizou um protesto na Praça dos Três Poderes, em 11 de novembro, a qual registrou críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O ex-desembargador Sebastião Coelho participou do ato.
“Cleriston foi morto na Papuda pelas mãos do Estado”, disse Coelho. “Foi omissão do senhor ministro Alexandre de Moraes. “Queremos dizer, senhor ministro: Não queremos mais o senhor na Justiça brasileira.”
De acordo com Coelho, “o povo brasileiro vai tirar Moraes do cargo”. “O senhor irá para a cadeia, pelos crimes que já cometeu contra este país”, afirmou o ex-desembargador. Procurado, o STF disse que não irá se manifestar.
Leia também: “O triunfo da injustiça“, reportagem publicada na Edição 182 da Revista Oeste
Em memória ao assassinado provocado pelo stf