O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta segunda-feira, 16, que não vê motivos para investigar os deputados federais eleitos André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Nikolas Ferreira (PL-MG), que teriam incitado vândalos a invadirem o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não vi nenhum ato que corroborasse com os inquéritos”, disse Lira, referindo-se ao pedido do Ministério Público Federal feito ao STF na quarta-feira 11. O parlamentar também disse que, em alguns casos, as publicações citadas pelos procuradores para sustentar o pedido de investigação foram publicadas até seis meses antes dos atos de vandalismo.
Os deputados eleitos são alvos de uma petição pelo Grupo Prerrogativas, que tenta impedir a posse dos parlamentares, sob a acusação de terem ferido o decoro parlamentar ao “apoiar” os ataques aos Três Poderes.
Relacionadas
Ao ser indagado se o ex-presidente Jair Bolsonaro poderia ser responsabilizado pelas manifestações em Brasília, Lira disse que responde apenas por si mesmo. “Cada um responde pelo que faz”, disse o presidente da Câmara. “Meu CPF é um, o do presidente é outro. Temos de ter calma neste momento, investigar todos os aspectos. Todos que praticaram e contribuíram para estes atos de vandalismo precisam ser severamente punidos.”
Lira avisou que os deputados que relativizarem a gravidade ou negarem a depredação das sedes dos Três Poderes, em particular da Câmara, serão convocados a se explicar. “Estes parlamentares que andam difamando com vídeos, dizendo que houve inverdade nas agressões que a Câmara sofreu, serão chamados à responsabilidade”, advertiu. “Todos viram as cenas terríveis, violentas, gravíssimas. Eles terão de ser chamados à responsabilidade, porque um parlamentar eleito não pode divulgar fatos que não condizem com a realidade.”
Por favor, Sr. Lira, defenda os deputados! Necessitamos de uma Câmara livre, por favor! Se algum parliamentar for além, chame e converse… se persistir no erro… leve à comissão de ética. Trate o assunto entre seus pares. Proteja a dignidade da Câmara dos avanços desrespeitosos de outros poderes da República, não importa qual deles. O Povo de quem emana todo Poder político, agradece.
Será mesmo vendilhão que vc e os deputados não tem que serem investigados, vcs são apátridas puro sangue
Por qual motivo nem o Presidente da Câmara e menos ainda o Presidente do Senado, este sob maior reprovação por ser advogado, NAO FALAM UMA UNICA PALAVRA CONTRA AS VIOLAÇOES QUE VEM SENDO PRATICADAS REITERADAMENTE PELO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES????
Saibam que o povo está vendo vossas omissões e não os perdoarão nas urnas.
Nenhum brasileiro com neurônios viu nada que desabonasse a conduta dos deputados citados. O crime deles só existe na cartilha petista seguida na quarta instância.
Esse Arthur Lira, é outro que não vale o que o gato enterra.
Liso, sem comprometimento com a nação, só quer ser manter no poder a qualquer preço.
Covarde!!! O STF violou tanto a Constituição, quanto a Câmara e o senado, ele se mantéve quieto, com o rabo entre as pernas.
Ouve prisões de Deputados, ele fez que não tinha nada com aquilo.
Uma vergonha!
Que acabe logo seu mandato, e vá para o inferno!!
Deputado Lira: agente disfarçado, sabe-se lá a serviço de quem. Um pé no saco de todos acima dele. Traidor da pátria. Traidor do mandato. Traidor do povo.
O culpado por todas essas barbáries que esse ministro vem cometendo diariamente, é o presidente do senado (minúsculo mesmo) não merece nenhuma distinção.
Este Lira é uma cobra
Mais mentira que a esquerda fala diariamente, impossível! Esse governo é uma farsa, inclusive sua eleição!
De Parceiro de Bolsonaro a amiguinho do L, só isso.