O ex-procurador-geral de Justiça Mario Sarrubbo deixou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para assumir o posto de secretário nacional de Segurança (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O anúncio foi feito em um vídeo, publicado na última sexta-feira, 1º.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Neste 1º de março de 2024, utilizo este canal para conversar com todos vocês pela última vez na condição de procurador-geral de Justiça”, disse Sarrubbo, no vídeo. “Exerci este cargo com todas as forças de minha alma e com todo o amor que devoto ao Ministério Público, este sim, ilimitado. Fica aqui a minha eterna gratidão aos nossos estimados servidores e a toda classe.”
Mario Sarrubbo atuou pelo MP-SP por 34 anos. A previsão é que a aposentadoria dele do cargo de procurador seja publicada no Diário Oficial de São Paulo nesta terça-feira, 5, no mesmo dia em que o Diário Oficial da União deve publicar sua nomeação no ministério.
O mandato de Mario Sarrubbo no MP-SP terminaria em abril de 2024
O ex-procurador adiou sua posse como secretário para gerir pessoalmente sua sucessão interna no MP-SP e cuidar da transição. O mandato dele como procurador-geral de Justiça terminaria em abril de 2024.
Leia mais: “Ministério da Justiça não responde sobre eventual prisão caso Putin venha ao Brasil”
A saída dele do MP-SP para assumir o cargo no Ministério da Justiça acontece exatamente um mês depois de o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski assumir a pasta.
Leia mais: “Ministério da Justiça pede nomeação de 80 policiais penais federais”
Anteriormente, a Senasp era ocupada pelo ex-deputado Tadeu Alencar. Ele havia sido indicado pelo PSB. Mario Sarrubbo vai assessorar Lewandowski na definição, implementação e acompanhamento da Política Nacional de Segurança Pública.
Leia também: “Lewandowski nomeia secretários para o Ministério da Justiça”