O Movimento Brasil Livre (MBL) sugeriu chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “genocida”, em virtude do aumento dos casos de dengue no país. A sugestão consta em publicação desta segunda-feira, 5, no Twitter/X.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Recorde de morte por dengue em 2023 e aumento maior dos casos em 2024”, escreveu o movimento. “Já pode chamar Lula de genocida ou ainda é cedo?”
Cresce o número de casos de dengue no Brasil
O número de casos de dengue cresceu no país. No mês de janeiro, foram 120 mil casos notificados pelo Ministério da Saúde. São 44 mil infecções a mais, em relação ao mesmo período de 2023.
Leia também: “Vacina contra a dengue: jornalista desmente ministra da Saúde”
Acre, Minas Gerais e Rio de Janeiro decretaram estado de emergência, em razão da doença. O Distrito Federal também está em alerta.
A cidade do Rio inaugurou três de dez polos de atendimento a pacientes com a doença. Os centros vão funcionar das 7h às 19h, em dias normais. Durante o Carnaval, ficarão abertos ininterruptamente.
Leia mais: “Peixe barrigudinho pode ser aliado na luta contra dengue, zika e chikungunya”
A campanha de vacinação contra a dengue está prevista para começar em fevereiro. Ao todo, serão 6,5 milhões de doses. As vacinas vão ser disponibilizadas pela fabricante japonesa Takeda e distribuídas em 521 municípios. As doses vão ser aplicadas, inicialmente, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Leia também: “Ministério da Saúde define municípios que vão receber doses de vacina contra a dengue; confira a lista”
A dengue não é novidade, o comandantes do desgoverno tem que ser responsabilizados.
Ué, é só chamar. Que tal #DengueLulaGenocida ? Vão para o twitter e detonem geral. Bolsonaro não foi taxado de genocida por tentar proteger o povo? Mi mi mi não adianta, espera-se ações porque estamos em guerra.
Briga de vírus, ninguém entra.
Todo mundo já tá vacinado, contra essa turma.
Chega de Kataguiris. Deu.