Parlamentar do Republicanos do Acre já havia sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico e político e compra de votos
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou o mandato do deputado federal Manuel Marcos (Republicanos-AC).
O parlamentar já havia sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e político e por compra de votos nas eleições de 2018.
O plenário do TSE manteve, por unanimidade, a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade de Manuel Marcos e da deputada estadual Juliana Rodrigues de Oliveira, também do Acre, em 22 de setembro deste ano.
Em junho de 2019, os dois foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral e condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre pelos crimes, pelos quais chegaram a ser presos ainda em dezembro de 2018.
A decisão da Mesa da Câmara de hoje apenas confirma o tribunal, portanto, não precisa da anuência do Conselho de Ética ou do plenário da Casa.
No lugar de Manuel Marcos, toma posse o advogado e professor de Direito Léo de Brito (PT-AC), que já havia cumprido um mandato como deputado federal entre 2015 e 2019.
Conseguiram! É inacreditável!
Podia ser o nhonho e o batoré!