Militantes sem-terra invadiram uma área perto de um condomínio em Brasília na madrugada de segunda-feira 20 e agrediram um morador. A propriedade fica no Setor de Mansões do Park Way, no Distrito Federal.
Josivaldo Alves Cordeiro, proprietário de um dos lotes do terreno, sofreu ataques depois de pedir a saída dos invasores. Ele fraturou o nariz após levar vários socos dos militantes. A Polícia Militar (PM) deteve os agressores, que assinaram um termo circunstancial e foram liberados.
Os sem-terra denominam a onda de invasões nesta época do ano de “Carnaval Vermelho”. A Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), liderada por José Rainha, ex-integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), concretizou mais de cem invasões no período. Na semana passada, por exemplo, o grupo invadiu fazendas nos municípios de Marabá Paulista, Sandovalina, Presidente Venceslau e Rosana.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) ordenou que militantes da FNL saiam das terras que invadiram no oeste paulista. O grupo tem cinco dias para cumprir a decisão liminar da juíza Viviane Cristina Parizotto Ferreira.
Aprosoja reage
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de São Paulo (Aprosoja) manifestou repúdio às invasões de terras no oeste paulista. A entidade informou que condena “a violência, a relativização do direito de propriedade, a destruição de patrimônio e a barbárie de práticas criminosas que deveriam há muito ter ficado no passado”.
Além disso, a Aprosoja solicita que as autoridades paulistas “atuem de maneira firme e contundente, no sentido de desmobilizar as invasões e criminalizar os líderes e demais envolvidos nestes atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito”. Por fim, a associação considera que “o crime , a desordem e a agitação” podem conduzir o país ao caos.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu também se manifestou contra a invasão de fazendas do FNL. Conforme o grupo, os produtores rurais “exigem respeito” e solicitam que as autoridades federais e estaduais resolvam a situação. “Que o Judiciário cumpra o papel de assegurar o direito de propriedade privada, tratando os fatos com agilidade”, afirmou, em nota.
Invasões em queda
De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 11 invasões de fazendas foram registradas no país em 2021. No ano anterior, foram apenas seis. Em 2019, sete. Trata-se dos menores números verificados desde 1995, quando o Incra passou a organizar as estatísticas.
Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os sem-terra invadiram quase 2,5 mil fazendas. Os primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2010, registraram cerca de 2 mil invasões. Na era Dilma Rousseff (PT), em contrapartida, houve menos de mil crimes dessa natureza. Os números mostram que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta um desempenho melhor até mesmo que o verificado na gestão de Michel Temer (MDB), que durou de agosto de 2016 a dezembro de 2018. Foram 54 invasões durante o tempo em que o emedebista esteve à frente do Planalto, enquanto nos últimos quase quatro anos não passaram de 15.
Leia também: “A decadência do MST”, reportagem publicada na Edição 115 da Revista Oeste
ja mataram todos ? enão se esqueçam do PORCO DINO
Caros agricultores: parem de produzir, vendam as terras e saiam do país! Em país socialista não se investe.
E a nossa justiça está preocupada em “salvar” a democracia é muita cara de pau
Como? Assinaram um termo e foram liberados? Não são terroristas antidemocráticos? Invasão não é crime, STF?????
Exatamente. Manifestantes pacíficos são tratados como bandidos. Já quem invade propriedade privada e agride um morador da região assina um termo e pode ir pra casa.
“os agressores, que assinaram um termo circunstancial e foram liberados.” É por isso que este país nunca vai pra frente… Só fazendo justiça com as próprias mãos mesmo.
Triste mas verdadeiro seu cometário!! Essa corja só no relho!! Enquanto as pessoas de bem estão presas por manifestação, esses vagabundos assinam termo circunstanciado!! País das bananas! Para o avião que quero descer!!
Estamos indo rápido em direção à ruína.
“… assinaram um termo circunstancial e foram liberados”? Mas isso é o cúmulo do descumprimento do dever! Tinham de prender os marginais e deixá-los sem comida e sem visita. Não é assim, Xandão?
Este não seria o momento para o agredido e a polícia responderem a altura da agressão dos terroristas agressores e colocá-los fora de combate ??
Ou terão que aguardar que o assassinato ao agredido seja consumado !!
Assim que funciona ??
Veremos as providências do Min. Flávio Dino. Ou melhor, não veremos nada.
Os caras invadem, depredam, agridem pessoas e não acontece nada, “atos democráticos”???
Querem levar bala.
E vão levar.
Tamusflu
Esses movimentos de sem terra e sem vergonha na cara, são chamados pelo L 9 dedos como seu exército. Acho que o STF deveria prende-lo por chefiar esses terroristas. Cadeia para todos. Detalhe: TJ-SP deu 5 dias para os invasores em São Paulo saírem das terras invadidas, por que não deu somente 24 horas e uma multa de R$100 milhões para o MST? Só o Xandão tem este poder?
Tudo pela democracia e pela união do Brasil sem ódios. E onde anda o esseteefe essa hora? Pq não sai uma daquelas decisões monocráticas mandando prender esses invasores? Muito simples, pq o esseteefe pensa igual. São todos esquerdistas q buscam tomar a riqueza gerada pelos outros.
38 oito no meio dis olhos deles
VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
(TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)
Bala nos terroristas
O objetivo destas invasões é desestabilizar o país, acabar com a propriedade privada e reduzir o agronegócio a mingua. O objetivo do PT, que é uma organização criminosa é destruir o pais deixando o povo cada vez mais dependente do Estado. Como as instituições, em sua maioria já estão corrompidas, É SÓ POR DEUS!!
Porque eles querem desarmar a população e impor o desarmamento? Simples, pra ninguém reagir e proteger sua propriedade. Esses vermes querem o caos.
Será que não chegou a hora de revidarmos com a mesma moeda.
Porque se formos esperar a justiça formado por juízes petista estamos na roça.
Faz o L Lewa.
A cada ação, eles vão medindo a febre, e vão aumentando as invasões. Vamos ver onde chegarão.
Enquanto o ladrão estiver no poder essas invasões serão cada vez mais constante. Deixaram os comunistas tomar o poder agora senta e chora
José Rainha é um bandido, homicida, em uma invasão de terras no norte do ES, município de Pedro Canário, matou um fazendeiro e um policial militar, foi julgado e condenado no município onde ocorreu o crime, na época, o governador do estado, um médico petista, filho de família abastada, reside numa das áreas mais nobre da capital do estado, usou de sua influência, conseguiram anular o julgamento, novo julgamento em Vitória, onde a “injustiça” não o condenou, este é o líder de m…, José Rainha.
Se desse mole, morreria e ficaria por isso mesmo. Acho que queriam plantar batatas nesse terrenos…coitadinhos.
Isso pelos deuses supremos e o cachaceiro se chama atos democráticos
Como é mesmo? A polícia prende criminosos agressores covardes em flagrante delito de vários crimes e os libera? Depois do impedimento do governador do DF, da prisão do Secretário de Segurança e do Comandante da PM em claro recado eis onde chegamos … e é só o começo acreditem.