Técnicos e secretários da pasta ainda dialogarão sobre instruções. Perspectiva é que Bolsonaro lance nesta semana as normas que vão nortear o uso do medicamento, bem como da hidroxicloroquina, em todo o SUS logo no surgimento dos sintomas da covid-19
O Ministério da Saúde concluiu as orientações para o uso precoce off-label da cloroquina e hidroxicloroquina em todo o Sistema Único de Saúde (SUS) logo no surgimento dos sintomas da covid-19. Nesta segunda-feira, 18, técnicos e secretários da pasta vão dialogar sobre as instruções, para que, depois, sejam submetidas ao ministro interino, Eduardo Pazuello. Não é certo, contudo, assegurar quando as normas serão publicadas.
A expectativa do presidente Jair Bolsonaro é lançar as instruções ainda nesta semana. Com a saída do oncologista Nelson Teich do Ministério da Saúde, técnicos da pasta intensificaram os estudos, inclusive com a consultoria jurídica. O objetivo é dar a segurança jurídica para bancar as informações, evitar problemas e mitigar contestações na Justiça.
Internamente, o governo evita usar o termo “protocolo” para se referir às orientações a ser divulgadas. A meta é assegurar informações e diretrizes para o tratamento sem passar uma leitura que possa soar negativa. No Executivo, vigora o discurso de que a decisão que envolve os fármacos é salvar vidas, nada mais.
Hoje a Sociedade Brasileira de Imunologia emitiu um parecer científico sobre a hidroxicloroquina
Com dados e bibliografia
Hidroxicloroquina para Covid 19 não faz sentido. Vale a pena ler uma revisão com seriedade
Estas “Sociedades de cientistas” que são contra a HCQ estão alinhadas aos interesses da indústria farmacêutica. Veja a entrevista da Dra Nise e informe-se!
Finalmente o bom senso e a serenidade entram em ação para salvar vidas. O Governo está no caminho certo – do lado do povo -, principalmente os vulneráveis
.
#NiseNaSaúde
Recomendo a entrevista da Dra. Nise dada no canal Oswaldo Estáquio.
A farsa dos políticos corruptos ao custo de vidas e a real possibilidade de salvação das pessoas contaminadas.
Excelente entrevista. Ela escancarou a verdade sobre a resistência à cloroquina. Lavou a alma.
Acabei de assistir e recomendo, apesar de achar Eustáquio meio sensacionalista. A Dra. Nise abriu o coração e contou a guerra contra a indústria farmacêutica, contra “cientistas, contra a imprensa mal intencionada, contra a politicagem e de como foi ignorada pelos exs Ministros.
TEM MEU RESPEITO E APOIO!! #NiseNaSaude
Sim, todos nós temos direito ao uso dessa medicação e já foi provado através de vários médicos de renome, que fizeram uso da hidroxicloroquina, que ela salva. Um remédio com mais de 60 anos de uso e eficácia mesmo que seja para outras doenças, eu aceito usa-lo caso necessite desse tratamento. Acho correto todo paciente do SUS, caso aceite essa medicação, fazer uso desse protocolo. Parabéns ao mistério da saúde.