O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, 15, um plano que pretende criar mais vagas de residência para médicos e outros profissionais de saúde, além de dar incentivo para qualificação profissional. Para quem não é familiarizado com o tema, as residências são uma espécie de pós-graduação que funcionam em instituições de saúde.
O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde vai investir R$ 258 milhões na abertura de novos programas de residência no país. O objetivo é contribuir para a ampliação da oferta de especialistas e a fixação de profissionais em regiões com os chamados vazios assistenciais.
Segundo o Ministério da Saúde, o plano será dividido em três eixos. Um se baseia nas ofertas educacionais; outro diz respeito à valorização do ensino; e o terceiro consiste no suporte técnico às instituições para a criação de novos programas de residência. Desde 2019, foram investidos mais de R$ 3 bilhões em bolsas para residentes no país.
Leia também: “Entenda o quadro de saúde de Jair Bolsonaro”
Pensar que a dra. Mayra Pinheiro é uma das investigadas pela CPI dos cangaceiros, mesmo lutando para salvar vidas com atos como este com o ministro da saúde dr. Queiroga, criando infra estrutura médica hospitalar para a saúde da pobre população brasileira.