O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a impugnação da candidatura de Washington Quaquá à Prefeitura de Maricá (RJ). Quaquá, que é vice-presidente nacional do PT, foi identificado como inelegível por um robô do MPE que usa inteligência artificial para detectar irregularidades em candidaturas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A 55ª Promotoria Eleitoral entrou com o pedido depois que o sistema mostrou que o ex-prefeito está inelegível por oito anos.
Irregularidades durante o mandato, segundo Ministério Público Eleitoral
Durante seu mandato como prefeito, Quaquá teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Segundo o MPE, o TCE detectou irregularidades nas contas de Quaquá, que levaram a prejuízos aos cofres públicos.
+ PSDB perde força e tem queda de 84% do número de candidatos em São Paulo
Mesmo depois de receber um alerta do TCE, ele continuou a utilizar as verbas de maneira inadequada. O publicação com o acórdão da decisão ocorreu em setembro de 2021.
Outros casos de impugnação
Além disso, o MPE também pediu a impugnação da candidatura de Adelso Pereira, do Avante, ao cargo de vereador de Maricá. Pereira é acusado de causar danos aos cofres públicos e de enriquecimento ilícito durante seu mandato anterior, como vereador.
Leia também: “STF e Felipe Neto se unem para conversar com influenciadores digitais“
Ele havia solicitado um parcelamento do débito ao TCE, mas não cumpriu o acordo, levando a Corte a julgar suas contas como irregulares em junho de 2020.
Isso é um marginal o Éder em a cara do sujeito