O Ministério Público (MP) encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma representação para que o filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade, seja investigado. A solicitação ocorreu nesta quinta-feira, 11.
Márcio Lima Sampaio, filho da ministra, foi indicado para chefiar a Secretaria de Cultura do de Cabo Frio (RJ) em 5 de janeiro. Antes, no fim de 2023, o Ministério da Saúde destinou R$ 55 milhões à cidade. O direcionamento da verba ocorreu por meio de uma portaria, que foi publicada em 5 de dezembro.
Nomeação de filho da ministra
O subprocurador Lucas Rocha Furtado, no MP, afirmou que, apesar dos recursos serem demandas de gestões anteriores, “causa espécie” que a nomeação e a liberação de verbas tenham um mês de intervalo entre elas.
A representação também cita que Sampaio, que é músico, não tem nenhuma experiência na área de gestão pública.
+ Leia as últimas notícias sobre Política no site de Oeste
Furtado afirmou que “a nomeação se mostra controversa e passível de questionamento, no momento que ela se deu após a liberação de ‘gorda’ verba pelo ministério dirigido pela mãe do nomeado, em uma espécie de ‘toma lá, dá cá’”.
O subprocurador solicitou ao TCU que adote “medidas necessárias a investigar possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa”.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que Nísia não teve nenhuma relação com a nomeação do filho para a Secretaria de Cultura de Cabo Frio.
+ Veja: Prefeita do PL nomeia filho de Nísia Trindade secretário
Segundo a pasta, as demandas por verbas do município fluminense tiveram origem na administração anterior. Ainda de acordo com o órgão, foram atendidas seguindo critérios técnicos, assim como as demandas de outras cidades.
A Prefeitura de Cabo Frio também negou que a indicação de Sampaio tenha relação com a ministra. Segundo o Executivo municipal, o filho de Nísia foi escolhido para o cargo “por ser uma pessoa qualificada, jovem e envolvida com a classe cultural”.
Nas redes sociais, a ministra do governo Lula disse que as informações de que sua posição está relacionada à nomeação do filho são “notícias falsas”.
+ Leia também: Ministério da Saúde direciona R$ 55 milhões a Cabo Frio, e filho de Nísia Trindade vira secretário da cidade
De cara lavada eu, Nisia e a Prefeita vos digo.
Perderam manés !!!
Ministérios públicos!?! Kkkkkkkkkk
Naotinham sumido, morrido, enterrado!?!
Kkkkk
Ressurgiram?!?!
são coniventes, delituoso por omissão!
Não precisa investigar muito. Tuodo que vem dessa corja fede.
Dá nada não.
Tá tudo dominado.