Enquanto a Controladoria-Geral da União (CGU) renegocia acordos de leniência firmados no âmbito da Operação Lava Jato com a Odebrecht (agora Novonor), o escritório de advocacia do ministro do órgão federal, Vinícius Marques de Carvalho, trabalha para a empreiteira. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta segunda-feira, 15.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O ministro pediu licença do escritório desde que assumiu o cargo no governo Lula (PT), no início de 2023, para evitar conflitos de interesses. Nesse meio-tempo, quem comanda o VMCA Advogados (siglas com as iniciais do nome do comandante da CGU) é a sua mulher, a advogada Marcela Mattiuzzo.
Segundo o jornal, Vinícius já esteve à mesa com advogados da Novonor e de outras sete empreiteiras para rediscutir os acordos. Publicamente, o ministro declara que “os acordos não podem prejudicar as empresas financeiramente”, o que beneficia a defesa das companhias.
Ministro pediu para continuar recebendo dinheiro
Em 10 de janeiro de 2023, o ministro da CGU formalizou um pedido de licença da banca advocatícia do seu escritório. No entanto, no final do mesmo mês, Vinícius perguntou à Comissão de Ética Pública (CEP) se poderia continuar recebendo os dividendos do escritório, por ser um “sócio patrimonial” da empresa.
+ Toffoli anula provas da Odebrecht em ação contra ex-presidente do Panamá
Os valores seriam referentes aos lucros das suas ações no VCMA. O CEP, portanto, analisou o caso e liberou o ministro de receber os dividendos.
Ainda de acordo com o Estadão, a VCMA cuida do acordo de leniência da Novonor no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia ligada ao governo federal. Mas, embora a empreiteira trate de leniência na CGU, não há neste caso registro de atuação do escritório.
Fundado em 2017, o escritório tem uma carteira com mais de 130 clientes e concentra sua atuação no Cade, órgão que Vinícius presidiu entre 2012 e 2016.
O que disse o ministro
Em nota ao Estadão, o ministro da CGU afirmou que desistiu de receber dinheiro do escritório enquanto estiver trabalhando para o governo. Vinícius só não deixou claro como os lucros do escritório são divididos atualmente. Ou seja, se sua parte vai para sua mulher, se permanece no caixa do escritório ou se segue para outros advogados da empresa.
+ Andrade Gutierrez e ex-Odebrecht vencem licitação da Petrobras para obras de refinaria Abreu e Lima
Já temos o Zanin, advogado do luladrão, que está no supremo e sua banca funcionando. Temos o Tófoli, advogado do PT, no supremo e com a banca funcionando a cargo da esposa e defendendo bandidos com rolos de corrupção bilionários
Pra surpresa de ninguém! O PT sendo PT … Quadrilha poderosíssima !
Muito ético esse ministro. Não é mesmo?
A quadrilha de volta a cena do crime.
Os petistas são totalmente materialistas e gananciosos. Zero de moral e de escrúpulos.
Mas um prá botar na conta do judiciário por traição e das forças armadas por omissão.
Eita cara, tu és um sem-vergonha , porra cara….deixa de ser um chupim …
O que é instituição ? Esta pu_aria que aí está ?
Verdade !!! 👏👏👏
Cada vez mais, o Brasil e as suas instituições, afundando no lamaçal asqueroso da bandalheira, e da corrupção, descaradamente vergonhosa e nojenta !!
E segue a farra na ilha da fantasia !!!
Pobre e podre Brasil !!
Mas isso não pode? Uai não tem esposa de ministro do STF comandando escritório ?
Depois querem que continuemos acreditando nas instituições……
Aqui vale aquela máxima de, imagina se fosse no governo Bolsonaro que a faxineira do escritório, conhecesse o primo de terceiro grau do porteiro do escritório da mulher do advogado ? O esquizofrênico psicopata daria 24 horas para Bolsonaro explicar a ligação de ambos .
Por Zeus onde amarrei meu bode … a isto chamam de democracia popular.
Zorra institucionalizada no lamaçal.
Falta de caráter total, é uma vergonha um indivíduo desses se declarar cidadão brasileiro. È a extrema esquerda em ação.
Perfeito!
parece-me que esse tipo de “conflito de interesse” é proposital.
as pessoas são colocadas com o dedo, para usurpar das leis e levarem vantagens indevidas.
pobre e podre Brasil
O Brasil esta dominado por uma mafia socialista comunista. A justiça passou a ser o retrato fiel da corrupçao sistemica. Nao adianta ficar delirando com um resgate do Brasil, sem luta, sangue derramado e eliminaçao completa desses psicopatas socialistas comunistas. Nao existe meia limpeza, ou fazemos uma faxina total ou seremos um pais completamente dominado e presidido por mafiosos.
Ética, honestidade, caráter, seriedade, imparcialidade, lealdade, são palavras que não existem no dicionário esquerdista.
A indecência e a falta de vergonha na cara, avança cada vez mais no Brasil.
Até quando a população vai tolerar tanto deboche que fazem com a nossa cara ?
Um pais de vagabundo, com advogados mais vagabundos ainda!
A pilantragem corre solta , cara de pau …
Mais um Rodrigo Pacheco, esre desgoverno é uma ação entre amigos, ninguém sente vergonha de nada, o importante é saquear o erário.
Aqui uma parte da realidade do que seja uma consequência das ações produzidas pelas cabeças dos esquerdistas, quando suas ações têm possibilidade de saírem de seus mundinhos metafísicos e tomar a forma real.
Absolutamente amorais, alienados, arrogantes, presunçosos, hipócritas e ególatras, pensam no mundo real como se a serviço de suas doenças mentais estivesse.
Não são capazes, quando possuem a possibilidade de atuarem. de produzir qualquer resultado objetivo que leve à patamares maiores nas sociedades. Se servem delas, para eles, desconstruindo, destruindo, eliminando e reconstruindo tudo tal como tentam fazer com suas desfaçatezes da novilíngua.
Triste aglutinação e afunilamento de alienados, juntos à boa parte dos países ocidentais, que efetivamente juntos aos corruptos, aos venais, criminosos e marginais, consigam manipular os mais frágeis para sucesso de seus intentos, nefastos, inescrupulosos e contrários à continuidade do desenvolvimento intelectual e humano que o Ocidente vem conseguindo imprimir à milênios.
Formamos, quando formamos, principalmente nos cursos de humanas, idiotas, revalidação e valorização de alienados, de complexados e invejosos, de psicopatas com meios reais, via suas alucinações psicopatológicas, de se vingarem dos que assim não são.
Muita luta pela frente!
Socorro !!!
Chamem a polícia !
Que carreira de sucesso, aproveita tudo deste 2017, misturando o público com o privado, sem pudor, mas com muita competência em pegar clientes geralmente corruptores e cheios de muita grana estranha. Não fosse assim não teria sido escolhido. E temos que ver isso, ver a festa da JBS para o padrinho larápis e tantas outras violências à decência.
Seria recorrente e sistemático em outras júris…
A indecência tomou conta do Brasil.
Isto é caso de cadeia, nada mais……