O ministro da Defesa, Paulo Sério Nogueira, falou à Câmara nesta quarta-feira, 6, em audiência sobre prioridades das Forças Armadas brasileiras para 2022. No entanto, o representante do governo aproveitou a interação com parlamentares para debater a participação das Forças Armadas nas eleições deste ano.
Em maio, por meio de ofícios e manifestações públicas, Nogueira expôs o incômodo com a resistência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as proposições da Defesa para as eleições. Nesta quarta-feira, o ministro da Defesa afirmou que as tratativas entre as partes seguem em andamento e que espera maior abertura para participar do pleito de outubro.
Em discurso, Paulo Sérgio Nogueira voltou a declarar que o debate sobre a segurança das urnas eletrônicas e do sistema de apuração é legítimo e de interesse da sociedade.
“Sabemos muito bem que esse sistema eletrônico necessita sempre de aperfeiçoamento. Não há programa imune a ataque, imune a ser invadido. Tem bancos que gastam milhões com segurança; e eu tive meu cartão clonado há três semanas”, afirmou o ministro da Defesa.
“As propostas das Forças Armadas foram elaboradas desde setembro do ano passado até os dias atuais. O que a gente pede é transparência, não estamos duvidando do processo eleitoral, achando isso ou aquilo. É um espírito colaborativo, para ajudar o TSE. Eu disse isso em reuniões com o presidente e o vice do TSE, os ministros (Luiz Edson) Fachin e (Alexandre de) Moraes.”
Em junho, as Forças Armadas e o TSE tiveram um aparente momento de aproximação, quando Fachin, presidente do tribunal, convidou Heber Garcia Portella, representante das Forças Armadas, para uma reunião da Comissão de Transparência das Eleições (CTE). Mas a Defesa espera continuar sendo ouvida.
“Estamos sempre prontos para ajudar na melhoria do processo. Fizemos várias propostas, algumas foram aceitas, outras parcialmente aceitas, outras não foram aceitadas, outras ficaram para pleitos futuros. Estamos conversando. O que queremos é transparência, segurança e melhores condições de auditar o processo”, declarou Nogueira.
Além de Paulo Sérgio Nogueira, os comandantes das Forças Armadas também estiveram presentes na sessão na Câmara. Discursaram aos deputados o almirante Almir Garnier Santos, comandante da Marinha, o general Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército, e o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, comandante da Aeronáutica.
Vc é um esquerdopata, um oportunista abusado. Eu moro na Amazônia e aqui existem problemas sim e as FFAA e órgãos de fiscalização vem atuando a contento. Deixa de ser ridículo e covarde.
A Força não pode fazer um papel de avalista nas eleições. Tenho certeza q eles não vão avalizar cegamente o q não possui condições de auditagem. Nada na eletrônica é seguro, a área vem evoluindo dia a dia. O jogo de bicho é informatizado, a pule do jogo do bicho deixou de ser feito a mãos transcrito papel carbono, hoje é impresso um para cada um.
Não sei para q tanta resistência nesta impressão física e uma urna para uma conferência em caso de dúvida. Não será contado voto em papel, será eletrônico, entretanto, se tiver dúvida, a urna será auditada. Se isso não ocorrer haverá fraude.
O que nos parece é que o TSE não tem interesse em dar transparência na apuração do resultado do pleito 2022 e, o que é ainda pior, destarte leva-nos à conclusão que há interesse esuso em descumprir preceito constitucional da contagem pública dos votos que todos os eleitores têm direito, sobretudo, por se tratar de ato administrativo e não ato jurisdicional. Não podemos aceitar esta imposição esdrúxula da justiça eleitoral brasileira. Tudo muito suspeito, no mínimo, para não dizermos preparação para escolha dos eleitos em consonância com os interesses da Esquerda ao seu bel talante.
nas eleições de 2020 os eleitos foram escolhidos a dedo pelo tse… imagina se o prefeito do rio ganharia no voto? never!!! querem fazer o mesmo esse ano mas encontraram um firewall de nome bolsonaro e as forças armadas…. o capitão ganhará no 1º turno com vantagem acachapante e de lambuja terá maioria no congresso suficiente pra impitimar os xwaggabundus do çupremo… capixi?
Só a ric(para os íntimos) confia nas urninhas…..kkkkk
Olha as fontes do Bichard… uol, google, exame…
Se não fiscalizar fica nas mãos de bandidos
Quando vcs forem cozinhar feijão, coloquem uma folha de louro na panela, uma garantia a mais para que a leguminosa não provoque gases quando comê-la. Assim é a impressão do voto. Se as apurações são passiveis de fraudes, como ocorreu em 2014, quando fecharam a sala secreta e depois veio o resultado, e nos EEUU, que as Pick-up passavam para recolher as células, vai ter muito barulho depois. E vai feder.
Estamos duvidandodo sim.
Concordo que os comandantes das FA não podem falar abertamente e precisam de uma estratégia para agir, mas nós brasileiros podemos expressar abertamente sobre o assunto e posso afirmar que não confiamos nas urnas eletrônicas e nem nos ministros do STF e TSE que pelas decisões tomadas nos leva a crer que eles preparam um golpe eleitoral que começou com a anulação dos processos do larápio de 9 dedos que foi habilitado para ser candidato, tudo isto em conluio com a mídia, institutos de pesquisa e grandes empresários que tinham todas as benesses do BNDES, além é claro com o apoio total das ditaduras da América Latina que representam o Foro de São Paulo.
Não tenho dúvidas que no próximo dia 07 de setembro estaremos todos nas ruas exigindo eleições transparentes e auditáveis e o respeito a nossa constituição.
Concordo com suas palavras.
Perda de tempo o STF que o povo chama Corte Solta Ladrão há muito se comporta como tentáculo da quadrilha clepto-comunazista que quer escravizar a nação … isto não acaba bem.
PRA QUEM ESTA DO OUTRO LADO, QUE NEM EU , SE TEM A IMPRESSÃO, QUE ESSE PESSOAL DO TSE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA QUE O MINISTRO DA DEFESA DIZ, ACREDITO QUE DEVERIA SER MAIS ENÉRGICO.
MANDAR UMA TROPA DA POLICIA DO EXERCITO. FICAR A BANDEIRA E DIZER: ESTE ESPAÇO AQUI É MEU. DAR UM SACODE NESTES CARAS. ESTÃO PROPOSITALMENTE FAZENDO POUCO CASO.
O STF muito se inspira no governo chinês, onde o comunismo é pleno, não fossem os corajosos que aqui se colocam para ir contra esses, o país estária um caos, muito mais fome, mais desempregos, que Deus nos abençoe essas eleições serão decisivas.
Perfeito, Brito!!! Apoiado!!
Eu como consumidor, tenho o direito de imprimir o comprovante sempre que utilizo cartão de débito/crédito, ou quando realizo compras/pagamentos via internet.
Eu como cidadão/eleitor com apenas 77 anos de idade, apenas uma vez tive que justificar meu voto, acredito que tenho direito de ver o meu voto impresso, colocado em uma urna para EVENTUAL conferência.
Raciocínio lógico levam a sabias palavras.
Tudo muito bonito, mas por enquanto tá só no blá blá blá e ameaça disso e daquilo. Se continuar desse jeito vai chegar dia 03 de outubro, vão declarar o carniça como sendo o vencedor e aí meu filho, aí o inferno vai parecer um lugar aprazível comparado com isso aqui. Ou se age antes, TOMANDO UMA ATITUDE, ou então é se conformar. Depois do golpe consumado não adianta chorar sobre o leite derramado.
Ou o exército entra a fundo ou podemos ter problemas! Qual o problema do tse com a transparência? O tse era para ser o órgão que deveria estar mais preocupado levando em conta que houve invasão no sistema!