O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que os atos de vandalismo registrados em Brasília na noite de segunda-feira 12 serão apurados. Ônibus e veículos de passeio foram incendiados depois da prisão do cacique Serere Xavante, preso temporariamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela suposta prática de “atos antidemocráticos”.
Equipes da Polícia Federal dispararam tiros de bala de borracha contra os manifestantes. Até agora não se sabe quem foram os autores dos atos e ninguém foi preso.
“Tudo será apurado e esclarecido”, declarou Torres em uma postagem no Twitter, na noite de segunda-feira. “Situação normalizando no momento.”
Segundo o ministro da Justiça, “nada justifica as cenas lamentáveis que vimos no centro de Brasília”. “A capital federal tradicionalmente é palco de manifestações pacíficas e ordeiras. E seguirá sendo!”, escreveu. “Desde o início das manifestações em Brasília, o Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, manteve estreito contato com a Secretaria de Segurança do governo do Distrito Federal e com o governo do DF, a fim de conter a violência e restabelecer a ordem.”
Nada justifica as cenas lamentáveis que vimos no centro de Brasília. A Capital Federal tradicionalmente é palco de manifestações pacíficas e ordeiras. E seguirá sendo!
Agradeço o empenho da @secsegurancadf e do @Gov_DF , por todo apoio à @policiafederal . Tudo será apurado.— Anderson Torres (@andersongtorres) December 13, 2022
Depois da prisão, Serere Xavante gravou um vídeo, reproduzido nas redes sociais.
É IMPOSSÍVEL QUE OS AGENTES DA POLÍCIA FEDERAL NÃO ESTEJAM CONSIDERANDO A EVIDENTE E INCONTESTÁVEL INFILTRAÇÃO DOS PETISTAS, EM TODOS OS ATOS DE VANDALISMO EM BRASÍLIA, NO DIA 12/12. JÁ HÁ DEZENAS DE VÍDEOS PROVANDO AS AÇÕES DOS “CONTRATADOS” PELA QUADRILHA PETISTA, NO SENTIDO DE DESMOBILIZAR OS ACAMPAMENTOS DOS MOVIMENTOS PACÍFICOS E ORDEIROS, QUE NUNCA PRATICARAM ATOS VIOLENTOS E NEM DEPREDAÇÕES, NESSES 40 DIAS DE MANIFESTAÇÕES.
ALÔ, POLÍCIA FEDERAL!!!!
A INVESTIGAÇÃO SÉRIA APONTA PARA ORDENS POLÍTICAS PETISTAS PARA SEUS MILITANTES CAUSAREM UMA BADERNA. DE ONDE SURGIRAM TANTOS BOTIJÕES DE GÁS???
DE ONDE SURGIRAM PESSOAS COM MÁSCARAS DE GÁS, DE UM MINUTO PARA OUTRO???!!!
NÃO ADIANTA FINGIR NÃO ENXERGAR O ÓBVIO, SENHORES AGENTES DA PF!!!
ESTAMOS DE OLHO!!!!
CONSIDEREM QUE O PRÓPRIO LULA E GLEISI HOFFMANN AVENTARAM A POSSIBILIDADE DE “CONVOCAREM” A MILITÂNCIA PETISTA, NO DIA DA POSSE, PARA AJUDAREM NA “SEGURANÇA” DELES, EM FRENTE AO PALACIO DO PLANALTO.
E AÍ????!!!!!
AFINAL APARECEU ALGUÉM.
O CONGRESSO NACIONAL NA HORA QUE FOR FECHADO OFICIALMENTE, NINGUÉM VAI NOTAR. SÓ OS FAMILIARES DOS POLÍTICOS SANGUESSUGAS, CASO OS SALÁRIOS SEJAM CORTADOS.
E não vai ser difícil chegar à cena do crime.
Aquilo não é manifestação, aquilo é crime lesa-pátria. Mais um.
“Ninguém foi preso”… Que coisa estranha. O Xerxes manda prender as pessoas por discursos que contrariam sua ânsia autoritária, mas quando ocorrem atos que justificariam uma prisão, ninguém vai preso.
Outra coincidência foi o fato dos “black blocks” terem viajado para a diplomação do Lula, justamente no dia em que esses incidientes ocorrerem em Brasília… Coincidências da vida.
Aqueles sujeitos de capuz preto queimando carros e ateando fogo em ônibus tem o know how do PCC de 2006, quando São Paulo ficou sob o ataque dos criminosos.
Vale a pena investigar, pode ser que pessoas que foram ligadas ao PCC paulista e hoje cumprem ordens em Brasília estejam envolvidas.
quem é o ministro da justiça ? se temos um ministro da justiça deveria estar brigando para que todos do pequeno stf respeitem a constituição
Se procurar buscando a verdade, encontrará os movimentos de extrema esquerda como autores. Cidades têm câmeras em postos de combustíveis, nas ruas, em celulares, redes sociais.
ANTIFA infiltrado no comando. Só burro imbecilizado não percebe isso…
Começou. Sem dúvida é coisa de infiltrado e não vai parar por aí. Todos escutaram o Napoleão falar para o Moraes: missão dada missão cumprida.
Cadê as forças armadas?
Tá na cara que são os ” pau mandados” do PT que estão fazendo esse vandalismo em Brasilia, tudo para colocar na conta do Bolsonaro, como os black Blocks do passado.
caramba, violentaram uma mulher tambem, caramba, tem que reprimir isso urgente
Como a PGR pediu para enquadrar o Cacique (semi imputável) em um processo ilegal, que eles mesmos pediram para arquivar????
Diversos vídeos com Back Blocs infiltrados colocando fogo nos veículos.
Em 45 dias e não teve nem fogueira, e agoras os “Bolsonaristas” colocam fogo em veículos???
Somos muito mais inteligentes que isso….
Moraes ameaça a nação em discurso da “diplomação” que em 2026 vai ser a mesma ladroagem…
Pois é Sr Ministro. Muito cuidado com a apuração dos fatos, pois ontem em várias imagens haviam elementos que em nada assemelhavam-se aos manifestantes pacíficos que estão na frente dos quartéis. Estes “manifestantes vestidos de preto com bonés e mochilas nas costas”são idênticos aos black blocks contratados para gerar desordem e mudar o endereço dos verdadeiros culpados. Com isto o ministro deus imperador terá todos os subsídios para querer tirar as pessoas de bem que estão democraticamente expressando sua opinião e descontentamento na frente dos quartéis e do Palácio do Alvorada.
Se for com mesma eficácia da investigação da carreta e caminhões de manifestantes, incendiados nas rodovias, vou esperar sentado. Pode aproveitar e divulgar junto quem mandou esfaquear o presidente. Ou então, é só perguntar pra turma do Uol, pois eles já sabem: Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
Kakay é aquele da bermuda critico ferrenho da Lava Jato. Intimo dos membros da Suprema e do Sistema.
Muito bom pra ele e muito ruim pra nós.
Infelizmente o Brasil esta no limiar de uma Revoluçao Popular. O STF, o Foro SP e o PT ainda nao entenderam que o BRASIL NAO SERA SOCIALISTA COMUNISTA. A esquerda é uma minoria, violenta, inconsequente e que sempre procurou o terror para amedrontar as pessoas ordeiras, do bem e que sempre viveram dentro das leis. O DIALOGO TERMINOU, NAO SEREMOS SOCIALISTAS COMUNISTAS. O sistema politico e corrupto nao consegue ver que o POVO nao ira aceitar os dois bonecos do sistema que comandam o Senado e a Camara dos Deputados. AS ELEIÇOES FORAM UMA FRAUDE E NAO IREMOS ACEITAR.
Uau! Agora alguém do governo resolveu falar! A barca segue atropelando as leis do País, humilhando cidadãos de bem, e puro silêncio…
Essa prisão foi proposital, para deflagrar quebra quebra, essa é a intenção da esquerda. Depois vão dizer que eles estavam certos sobre atos antidemocráticos.
Brasil tem ministro da justiça ? porque então não mostre a sua força e diga ao ditador que ele não pode interferir na justiça ?