O ministro Juscelino Filho, das Comunicações, fechou a empresa responsável pelo haras Fantasia Haras e Parque Luanna, um dos pivôs do mau uso do dinheiro público por parte do ministro. O local também já foi usado para leiloar cavalos. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo na quinta-feira 6.
O documento do fechamento data de 13 de março deste ano, uma semana depois do encontro de Juscelino com o presidente Lula. Na ocasião, o ministro foi dar explicações sobre uma série de escândalos — incluindo a questão do haras —, denunciados pela imprensa.
Em resposta à Folha, a assessoria do ministro informou que “a pessoa jurídica da empresa não está mais ativa” e que Juscelino “não é mais sócio da empresa desde 2011”.
Segundo o veículo de comunicação, apesar de Juscelino ter transferido em 2011 a empresa no papel para a própria irmã, Luanna Rezende (União Brasil), prefeita da cidade de Vitorino Freire (MA), e para o sócio, Gustavo Marques Gaspar, na prática, o ministro nunca deixou de se apresentar como dono do local. “Ele admitia essa condição publicamente em leilões de cavalos”, informou o jornal.
Depois de 13 de março, a empresa responsável pelo haras continuou fazendo publicações em seu perfil no Instagram. A última postagem foi realizada ontem. Em tese, o haras, cuja razão social era Bringel e Rezende Ltda., estava em nome de Luanna e de Gaspar.
A empresa foi fundada em 2007 pelo ministro, em sociedade com a própria irmã. Mas, em 2011, Juscelino deixou de ser sócio, abrindo espaço para Gaspar. O documento que formalizou o fim da empresa não explica de forma clara o motivo do fechamento, mas diz que os sócios não se interessavam mais em continuar com a sociedade e resolveram “extingui-la”.
Entre fevereiro de 2015 e agosto de 2016, Gaspar foi assessor parlamentar de Juscelino, com o salário mensal de quase R$ 13 mil. A partir de 2019, o sócio da empresa passou a atuar no Senado. Em fevereiro deste ano, ele recebeu R$ 18 mil e, no mês seguinte, foi exonerado da função, depois de o jornal O Estado de S. Paulo mostrar o vínculo dele no haras.
TODO BRASILEIRO DE BEM SÓ TEM DE FAZER A SUA PARTE, TRABALHANDO JUNTO AOS DEPUTADOS E SENADORES – AINDA QUE NÃO ACREDITEM NA MAIORIA DELES – PRÁ VOTAREM AS NOSSAS PAUTAS MAIS EMERGENTES, QUE ESTÃO SENDO COZINHADAS HÁ PELO MENOS 10 ANOS, QUANDO FOMOS ÀS RUAS PRÁ ELENCÁ-LAS E FECHAR O TEATRO DAS TESOURAS, HOJE COM CÓ-DIRETORES DO PCC E CV:
1º) PEC DO VOTO AUDITÁVEL, por isto impresso.
2º) PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA.
A única forma de vislumbrarmos um futuro para todos, econômico e ético.
Boa Páscoa em Cristo.
Sem isto do que adiantará já as próximas eleições ano que vem para os Municípios?
O padrão gradeado do paletó é muito interessante. Parece que está na moda.
Duvido que este haras foi fechado. Dono de cavalo adora o cheiro de um curral.
Fechou nada, foi passado para outro laranja para voar tranquilo debaixo do radar.
Alguém é do Maranhão para ir lá e verificar ????????
E daí? O haras foi fechado. Alguém foi punido? Há alguma investigação em curso? Juscelino Filho continua como ministro e gozando da confiança de Lula. Viva a corrupção. Essa quadrilha que se encontra no poder, mais uma vez, parece estar mais forte do que nunca. Haja muita paciência e resiliência.
Laranjas administrando cavalos.
Em poucos meses, o tanto de “coisa errada” no governo do Presidente do Nordeste já é recorde.
Isso passa no JN? Eu não assisto e não sei.
Mas se fosse no governo do JB o mundo já teria desabado.
Sigilo?