O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recuou da ideia de extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Em publicação no Twitter, Marinho disse que a modalidade será “objeto de amplo debate” entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.
A decisão de Marinho ocorre depois da repercussão negativa que sua fala anterior provocou. Ele levou uma bronca de Lula antes da reunião ministerial. Ao jornal O Globo, o ministro disse que acabaria com o benefício.
O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire até 50% do valor disponível no fundo, de acordo com o saldo disponível na conta. Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 30 milhões de trabalhadores recorrem à modalidade. Ao todo, sacam, em média, R$ 12 bilhões por ano.
Além do debate sobre o FGTS, Marinho também afirmou que a “preocupação” do governo é “com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”.
A manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança.
— Luiz Marinho (@luizmarinhopt) January 5, 2023
Por meio do saque-aniversário, o trabalhador pode retirar, anualmente, uma parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa. O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.
Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.
Se colar, colou, essa não foi a primeira que tiveram que recuar, quando a imprensa começa a gritar, além da bronca do Pres. Lula, ficam com os rabos entre as pernas.
Proibindo os saques vai sobrar mais grana para os pelegos roubar.
Tá difícil fazer essa orquestra tocar. Tomara que o PSDB aplique logo o golpe e tire o molusco, assim retornaremos à boa e velha roubalheira.
Cobras engulindo cobras
“engulindo” mesmo…