O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho (União Brasil), apresentou à Justiça Eleitoral informações falsas para pagar com dinheiro público 23 supostas viagens de helicóptero feitas durante sua campanha a deputado federal, no ano passado. A informação foi revelada nesta terça-feira, 31, pelo jornal Estado de S. Paulo.
Ao prestar contas, Juscelino informou que todos os voos foram feitos por três “cabos eleitorais”. No entanto, segundo a reportagem, os nomes apresentados por ele são de um casal e de uma criança de 10 anos, que moram em São Paulo. A família disse não conhecer o político.
Com a lista falsa de passageiros, o ministro justificou o pagamento de R$ 385 mil do Fundo Eleitoral para sua campanha.
Juscelino Filho informou à Justiça Eleitoral que os três “cabos eleitorais” fizeram as 23 viagens pelo Maranhão durante 16 dias, entre agosto e setembro do ano passado. O casal e a filha teriam passado por 14 cidades diferentes. Segundo o ministro, entre os destinos dos seus três “cabos eleitorais” está a Fazenda Alegria, uma de suas propriedades em Vitorino Freire, no Maranhão.
Os documentos sobre a contratação da Rotorfly Táxi Aéreo, que listam os nomes dos passageiros, foram enviados à Justiça Eleitoral pelo ministro em formulário fora do padrão, com rasuras e misturando informações digitadas e escritas à mão. Os dados foram apresentados a partir de questionamento da Justiça Eleitoral, que desconfiou do vínculo dos passageiros com o comitê de Juscelino.
Passageiros negam ter relação com ministro
Citados na planilha que Juscelino entregou à Justiça Eleitoral do Maranhão, o empresário Daniel Pinheiro de Andrade e sua mulher, Angela Camargo Alonso, de São Paulo, que afirmaram atuar no ramo de decoração, negaram ter relação com a campanha do então deputado do União Brasil.
Andrade disse ao jornal que voou há cinco meses com a Rotorfly Táxi Aéreo — a mesma empresa usada por Juscelino —, mas da cidade de São Paulo para Campos do Jordão. “Provavelmente, usaram meu nome e puseram na comprovação de despesas. Eles pegaram a lista de passageiros do voo que eu voei e replicaram.”
A defesa de Juscelino
À Justiça Eleitoral, os advogados do ministro afirmaram que “todos os voos foram feitos em prol da campanha eleitoral, bem como todas as pessoas que constam nos relatórios prestaram serviços diretamente à campanha”, assinalou a defesa, na prestação de contas.
Ministro usou emendas de relator para beneficiar fazenda da família
O ministro de Lula está envolvido em outra polêmica. Juscelino Filho direcionou R$ 5 milhões das emendas de relator para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à fazenda da família, em Vitorino Freire, no Maranhão.
A informação foi divulgada ontem pelo Estadão. A reportagem afirma que a pedido de Juscelino, os recursos foram parar na cidade, que tem a irmã dele como prefeita, Luanna Rezende.
Esses o stf não investiga. Com todas essas provas. Já pelo outro lado simples boatos se tornam suspeitas e lá vai o pessoal da pf.
Diz-me com quem andas e te direi quem és.
Me desculpem os leitores deste espaço, mas nosso país virou um circo, isto para não dizer adjetivos impublicáveis…..
Para ser ministro nesse desgoverno, ele tem um ótimo currículo e pior é que ninguém vai fazer nada, nem o pessoal da direita. Antes todos os dias tinha ações contra o Bolsonaro e hj a direita deixa o barco correr, será que já levaram alguma coisa pra ficarem calados
Quanto vcs querem apostar que……Laaaaa na frente, vão colocar a culpa na independência do BC. É a mídia velha que DESinforma ….Estadão UOL/Folha SP, GloboLixoG1 e Band/Métropolis. Vão apoiar mais essa MENTIRA GOLPISTAS e FRAUDADORES stf/tse Ministério Público PGR e agora o comando do Exército se juntou
AUMENTARAM as alíquotas dos COMBUSTÍVEIS em março ….aumento brutal que vai disparar a inflação….vamos voltar com as megamanifestações GENTE.
VAI TER PEDIDO DE EXPLICAÇÕES NO STF? Claro que não….
Mais um CANALHA que faz parte desse governo corrupto. Esse salafrário vem de um estado de extrema pobreza e além disso ainda falsifica documentos e envolve pessoas que não tem vínculo ou conhecimento com esse CANALHA. Em um País sério, estaria preso. Mas aqui existe o stf (supremo tribunal das falcatruas) que absolve tudo quanto é bandido.
O pior de tudo isto! A quem recorrer quanto a estas corrupções?
Senado?
Congresso?
Judiciário?
Meios de comunicação?
Nós realmente estamos PERDIDOS!
Nenhuma novidade. Apenas políticos sendo políticos. E os zumbis militantes alienados aplaudem.
Só esta merrequinha? Se sua quadrilha torrou bilhões e enfiou rabo arriba de um povo ignorante isso aí é pinto … por que a imprensa não informa ao ignaro canelau que só no coquetel da posse o ladrão gastou 750mil? vá ver os canapés forma feitos com bifes wagyu de ouro … ah se todo ladrão da quadrilha roubasse apenas isto.
Integrante de governo petista fraudando?
Não! Isto não é possível! Claro que só pode ser um engano.
PT só arregimenta pessoas honestas, de sacrossanta moral, imaculada, ilibada!
Gente, não tem um ali que não seja bandido. Não é possível, que povo bitolado esse que votou nesse bandido.
Mais um
É difícil ser vidraç
Tudo aparece e a verdade sempre vem à tona