O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, nesta segunda-feira, 16, que a implementação do horário de verão no Brasil se tornou uma “realidade urgente”. Ele deu a declaração à Rádio Itatiaia, em meio a discussões sobre a eficiência energética no país.
“Lidamos com uma situação em que a demanda por energia elétrica cresce rapidamente”, afirmou o ministro. “Precisamos de medidas eficazes para gerenciar esse aumento.” Ele também disse que a decisão pode contribuir para uma melhor distribuição do consumo elétrico no país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Silveira ainda disse que tomou medidas junto ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para evitar a repetição da crise hídrica que ocorreu em 2021.
Possibilidade de economia no consumo de energia
Além disso, o ministro citou estudos que mostram a possibilidade de uma economia significativa no consumo de eletricidade durante os meses de maior demanda.
“Além de reduzir o consumo de energia no horário de pico, o horário de verão pode ajudar a evitar sobrecargas no sistema elétrico”, acrescentou.
Segundo o jornal Gazeta do Povo, especialistas do setor energético apoiam a proposta. Eles afirmam que a medida pode proporcionar uma folga necessária para o sistema elétrico, especialmente durante períodos críticos de alta demanda.
Apoio dos Estados e necessidade de decisão rápida sobre o horário de verão
O debate sobre a retomada do horário de verão ganhou força recentemente. Vários Estados manifestaram apoio à iniciativa. O ministro ainda ressaltou a importância de uma decisão rápida e coordenada para que os benefícios possam ser observados já na próxima temporada.
Nada está tão ruim que não possa piorar.
O INFERNO NÃO DÁ SOSSEGO, TUDO QUE O POVO NÃO QUER ESSE GOVERNO FAZ, PARECE QUE VIERAM COM ÓDIO PROFUNDO DA POPULAÇÃO, JÁ É COMPROVADO QUE ALTERAÇÃO DE HORÁRIOS CAUSAM MAL A SAÚDE HUMANA.
Ordinários , miseraveis tido o que for possível para sacrificar a população enquanto a roubalheira continua
Então tem algo errado com a gestão… com o “Bozó” não precisava, não faltava energia… e as estatais davam lucro… tem algo errado então.
Imagina se comunista vai deixar o povo livre. Comunista tem que tratar o povo como gado. Já que quem vota são os eleitores do Nordeste, lá não tem horário de verão. O resto do Brasil que se lasque acordando uma hora mais cedo, a noite se pondo quase nove da noite. Esse papinho furado de economia de energia, já desde 2018 está mais que provado que não cola. É só totalitarismo comunista.