Durante um discurso na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP27), o ministro Joaquim Leite, do Meio Ambiente, criticou filantropos, líderes e empresários que usam jatinhos, referindo-se ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, afirmou que o mundo não vai ser salvo pelos “caridosos”.
“Filantropos, líderes e empresários e seu sempre exagerado número de assessores vieram em jatos particulares ao luxuoso balneário do Mar Vermelho para cobrar metas de redução de emissões dos outros, sugerindo carros ultramodernos a hidrogênio ou 100% elétricos, completamente desconexos da realidade de diversas regiões do Brasil e do mundo”, declarou, na terça-feira 15.
Segundo o ministro, a política ambiental deve basear-se na geração de emprego verde, e não na redução dos gases do efeito estufa. A ida de Lula ao Egito é seu primeiro compromisso no exterior, depois do resultado das eleições.
Contudo, o presidente eleito foi muito criticado por viajar com um jatinho emprestado do empresário José Seripieri Junior, ex-dono da Qualicorp, que já foi preso pela Polícia Federal por suspeita de corrupção.
O modelo Gulfstream G650, emprestado a Lula, gasta cerca de 130 toneladas de dióxido de carbono (que provoca o efeito estufa) para fazer a viagem. De acordo com o grupo europeu Transporte e Meio Ambiente, a emissão de gases do efeito estufa em aviões particulares é de cinco a 14 vezes maior que a média por viajante em aviões de carreira.
A partir da queima de combustível, a liberação de gases é de 2 toneladas. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), negou que Seripieri tenha emprestado a aeronave ao petista, mas que o empresário já estava indo ao Egito e Lula o acompanhou na viagem.
Ainda em seu discurso, o ministro do Meio Ambiente citou alguns benefícios para o meio ambiente na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Diferentemente dos governos anteriores, em que o foco era enviar recursos somente para ONGs, nos últimos anos, implementamos políticas como o setor privado para dar escala a uma nova economia verde, com objetivo de neutralidade climática até 2050”, explicou. “O mundo não será salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes.”
Por fim, afirmou que o Brasil se destaca pela grande capacidade de gerar energia totalmente limpa e barata. E ainda que o país pode tornar-se um “um fornecedor de produtos industriais” para o exterior.
Há muito mofo nestas figuras que vão “discursar” sobre clima e meio ambiente. E, começando com o molusco desconectado, nenhum entende de nada disso. Seus discursos “preparados” para a mídia e holofotes não cabem em nenhum programa ou projeto sério sobre clima ou meio ambiente. Com Bolsonaro, temos políticas ambientais que agregam valor sobre os pequenos produtores, indígenas, ribeirinhos sem comprometer nem fauna nem flora. Os “esquecidos” nunca citam as matas ciliares (que ninguém tem), Nunca citam nossas reservas legais. Nunca citam os controles sobre os garimpos. Os ex ladrões, os falsos ambientalistas, os que querem a Amazônia Internacional, e, principalmente, as falsas ongs, só querem câmeras e extração de materiais e biocomponentes. Nossa flora e fauna são ótimas para o setor farmaceutico. Para o setor químico. Para outros setores…Sem contar nossos recursos minerais… e é aí que entra a tal internacionalização da Amazônia. Todo mundo já desmatou tudo. E todos se acham no direito de criticar. Nunca olham seu próprio quintal. Nem Greta, nem o ator babaca, nem Clinton. Nem o Macron. Aos inocentes úteis como Gisele reflitam e revejam seus conceitos e atos. Mas sejam pessoas sérias e venham ver o que estamos fazendo. Sem viés direito esquerdo ou qualquer merda que tenham em suas cabeças. Não ouçam “especialistas”. Em meio ambiente ou recursos naturais só há um especialista: O nativo. Ìndios. Povos indígenas. de qualquer parte do mundo. As últimas florestas realmente grandes são a Amazônia e Tailãndia e Grandes ilhas Java e Sumatra. Lá, no sudeste asiático, a pressão da fome na população faz a floresta ser devastada para a agricultura de subsistência. A floresta brasileira, sim A PARTE BRASILEIRA É NOSSA E NINGUÉM TASCA! Aqui preservamos mais que a floresta. Cuidamos do povo que lá está. Esse também é “esquecido” pela Greta, pelo Clinton, Macron, etc. Para Bolsonaro esse povo vem em primeiro lugar.
Parabéns ao Ministro por mostrar altivez em seu discurso, e não bajulação barata e ridícula, além de ir de jatinho o LULARÁPIO foi para discursar para os Governadores do Nordeste e sua claque.
Bela e verdadeira realidade do Brasil de hoje, in a nutshell, o que existe de retórica falsa sobre este gigante verde.
Disse tudo . Esse babacas usam jatinho e pede para o povão usar bike. Canalhas, FDP.
Este é o Lula.. que manda todos andarem de bicicleta enquanto ele vai com os jatinhos emprestados.. Emprestado? Presenteado? Acho que já ouvi esta história..
Ei!!! É de um amigo meu…. kkkkk
A única coisa limpinha hoje no Brasil é a cateca lustrada do Imperador Xand o patrono e curador do canelau… ah tem também a língua muito bem afiada e educada do sinistro Mané.
Mandou bem demais!