Depois da tentativa de um golpe militar na Bolívia na última quarta-feira, 26, moradores de El Alto saíram às ruas nesta quinta-feira, 27. O objetivo do grupo era bloquear por 24 horas as principais vias que conectam a cidade a La Paz, em defesa da democracia e apoio ao presidente Luis Arce.
Na Avenida Satélite, os moradores amontoavam pedras, pneus e outros objetos para impedir a passagem de veículos. Também a Via Panorâmica Sul, que conecta Ceja com a rodovia, e a Avenida Alfredo Sanjinés foram fechadas contra a tentativa de golpe militar na Bolívia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os transeuntes e os veículos precisaram seguir caminhos alternativos em decorrência da manifestação em defesa do presidente Luis Arce e contra a tentativa de golpe militar na Bolívia. Muitas pessoas tiveram de sair a pé para chegar ao trabalho ou para realizar as suas atividades diárias.
A Prefeitura de El Alto instruiu seus dirigentes a cumprirem o instrutivo municipal em decorrência da paralisação de 24 horas. As informações são do jornal La Razón, da Bolívia.
A prefeita Eva Copa expressou sua preocupação com a tentativa de golpe militar no país. Além disso, aproveitou para chamar a atenção dos militares para um momento de reflexão.
“Sabem como se restaura a democracia?”, questionou Eva Copa. “Com esta Constituição. Cumprindo fielmente esta Constituição, não da forma como estão fazendo.”
Leia mais sobre a tentativa de golpe militar na Bolívia:
Paralisação de 24 horas depois de tentativa de golpe militar na Bolívia
Moradores, sindicatos, motoristas e outras forças sociais de El Alto ativaram imediatamente suas bases para combater e impedir a presença de militares nas ruas depois da tentativa de golpe militar na Bolívia.
Ainda no comunicado, Eva Copa pediu aos militares “que reflitam, que respeitem nossa Constituição Política do Estado.” Afirmou que moradores e demais apoiadores do movimento “começaram a bloquear desde a manhã a cidade de El Alto.”
“El Alto está em emergência neste momento, já toda nossa logística está mobilizada para bloquear todos os pontos de acesso à cidade de El Alto. Não vamos permitir que a democracia seja atacada”, enfatizou Eva Copa.
Se defendem aquele governo, não defendem democracia coisa nenhuma. Mais uma encenação do “governo”.