O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal (PF) a acessar, retirar e analisar os conteúdos dos celulares apreendidos com os manifestantes presos nos atos do 8 de janeiro, em Brasília. A decisão proferida nesta segunda-feira, 15, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).
“Diante da inequívoca relevância da medida pleiteada para a investigação e instrução das ações penais, defiro a representação policial e autorizo o acesso, extração e análise, pela Polícia Federal, dos dados dos celulares apreendidos em decorrência das prisões”, sustentou Moraes.
De acordo com o ministro, apenas aparelhos de manifestantes presos em flagrante pela polícia durante os atos de vandalismo poderão ser periciados pela PF. No pedido, o MPF alega que os elementos de prova colhidos até o momento “revelam fortes indícios de prática de delitos” e defende a necessidade da realização da perícia para complementar a investigação.
Moraes ressaltou a importância da obtenção dos dados telemáticos dos manifestantes, “para a completa elucidação dos fatos, sobretudo para evitar o desaparecimento de provas e possibilitar a continuidade da investigação em curso”. “Da mesma forma, a obtenção de dados armazenados em nuvem pode esclarecer as circunstâncias envolvendo as ações dos presos e dos denunciados como forma de estimular e fomentar os eventos efetivados em 8/1/2023, para atentar contra ou abolirem o Estado democrático de Direito”, concluiu Moraes.
A CPMI do 8 de janeiro
A base governista no Congresso deve indicar os nomes que vão compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro até a terça-feira 16. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 15, pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
O colegiado vai ser composto de 32 titulares e 32 suplentes — sendo dividido entre senadores e deputados federais. Conforme apurou Oeste, o número mínimo de parlamentares para a instalação da CPMI ainda não foi alcançado.
Mas já está tudo bem claro. Essa baderna só interessava ao governo que precisava criar uma situação pra tirar as pessoas da frente dos quartéis, manifestação pacifica e constitucional. Nas imagens vazadas das cameras internas não só há a conivencia dos responsáveis pela segurança como incentivo e apoio aos vandalos. Bolsonaro reuniu várias vezes milhões e nem um vidro foi quebrado. Não vê quem não quer.
I need de uma definicion didatic for/to Estat d3mocrático de Dir&ito”….ainda não to understand tais alegacions/I believe that about a few million did not understand.
Decisão nojenta, sem cabimento. A cara do cabeça de ovo.
Um dia o XANDÃO cai, não vejo a hora!
Somente agora? O treco foi em 08 de Janeiro! Significa q até agora eles não conseguiram absolutamente nada. Talvez um ou outro vídeo de alguns fazendo quebradeira nos prédios dos três poderes e mais nada. Acessar os celulares é uma tentativa de encontrar um complô bem engendrado e meticulosamente preparado q levaria aos atos de 08/01. É puro sonho. Mas eles farão um cherry-picking nos celulares para com certeza contar uma história q caiba na sentença q eles já decidiram.
Confesso minha ignorância sobre o terno cherry-picking, mas consultando o mestre Google vi que se refere a uma colheita de dados aqui, alí e acolá no intuito de formar uma possível mancomunação, uma conspiração a fim de , enfim, descobrir algo ou dar mais corda à imaginação doentia de algus que se dizem “magistrados”, para enfim, continuar com o tal inquérito imortal. Não vão conseguir pelo simples motivo: Se não acharam nada até hoje, não será agora que acharão. Continuarão a catar cerejas no campo da ficção.
Maurício Barbosa assume formação de policiais que fazem segurança de autoridades da República
SABEM QUEM É MAURÍCIO BARBOSA?
POIS BEM, É AQUELE EX SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA, (FAZIA PARTE DA GANG DO JUDICIÁRIO QUE VENDIA SENTENÇAS, O FAMOSO ESCÂNDALO DA OPERAÇÃO FAROESTE) NOS GOVERNOS Wagner E Rui Costa, ESSE CARA DEVE SABER MUITOS PODRES DO PT E DA ALTA CÚPULA DO JUDICIÁRIO.
Vão encontrar muitas receitas de bolo das tias e dicas de remédio pra dor dos tios.
Pelo que entendi até agora desse lamentável episódio é que os responsáveis pela bandalheira, em sua maior parte se evadiram na hora certa e apenas algumas pessoas deste grupo caíram na rede da polícia, apesar que alguns dizerem que parte da polícia estava conivente com tudo isso daí, enfim, virou uma zona esse negócio. Resumindo o caso, é sempre assim: Os justos pagarão pelos pecadores pois, será quase impossível provar que pau não é pedra nesse imbróglio aí. Vamos ver no que vai dar.
Quem estiver realmente envolvido com aquela bandalheira do dia 08/01 que pague por suas ações, é o que penso, simples assim. O grande problema são ou outros que inocentemente, ao se envolverem de alguma forma estúpida com esses bandidos recebam o mesmo tratamento. O problema é só esse. É tão difícil de separar o joio do trigo? Ou vai tudo junto, complicado, não? Embora que os que se envolveram naquela confusão e que foram apenas se manifestar, também tem uma certa culpa no cartório, sem dúvida. Mas é uma culpa menor e não se deve julgar essas pessoas em lotes como se fossem gado.
Ou seja: Primeiro prende o pessoal, depois denuncia, depois condena e, por último, vão atrás das provas…. Que absurdo! Nem nas piores ditaduras isso acontece. Alexandre de Moraes e seus cúmplices do STF têm que ser eliminados….