O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira, 13, atender a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre os atos de vandalismo registrados em Brasília, no domingo 8.
A PGR sugere que, ao postar um vídeo em 10 de janeiro nas redes sociais, Bolsonaro teria atuado como mentor intelectual dos atos — o que caracterizaria incitação pública à prática de crime, como consta no artigo 286 do Código Penal. A publicação foi removida no dia seguinte.
Segundo o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, a representação faz alusão a fatos que já são alvo de apuração no âmbito do mesmo inquérito — o dos “atos antidemocráticos”. No entendimento de Frederico Santos, mesmo que a publicação tenha sido feita depois das manifestações, as condutas do ex-presidente devem ser investigadas.
“Não se nega a existência de conexão probatória entre os fatos contidos na representação e o objeto deste inquérito, mais amplo em extensão”, argumenta o subprocurador. “Por tal motivo, justifica-se a apuração global dos atos praticados antes e depois de 8 de janeiro de 2023 pelo representado.”
Em suma, sete inquéritos foram requeridos ao STF, para apurar as responsabilidades pelos atos ocorridos em Brasília. De acordo com os pedidos, serão investigados, entre outros, os crimes de terrorismo (artigo 2º, 3º, 5º e 6º da Lei 13.260/2016), associação criminosa (art. 288 CP), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (artigo 359-L CP), golpe de Estado (artigo 359-M CP), ameaça (artigo 147 CP) e perseguição (artigo 147-A, § 1º, III CP).
Pedidos negados
Na contramão dos pedidos de investigação sobre Bolsonaro, Moraes determinou que a notícia-crime que foi apresentada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, fosse arquivada.
O magistrado entende que há “ausência de indícios mínimos da ocorrência de ilícito penal” para justificar a tramitação do pedido. Moraes também considerou que o pedido não mostrou os possíveis meios para a prática do crime, os malefícios que o ministro teria produzido “ou qualquer outra informação relevante” que justificasse a instauração da investigação.
Não conseguimos nos livrar das fraudes no processo eleitoral: censuras, desmonetizações, prisões, perseguições via despachos cretinos para explicações diversas em tempos mínimos, liberação de um criminoso para elege-lo na Presidência – preso justamente por corrupção na Presidência -, falta de isonomia nas forças para cada candidato (mais de 1.500.000 inserções escamoteadas para uma das partes), etc.
As FA não conseguiram, na hora H, serem acionadas por conta de traições de alguns de seus comandantes.
Os três Poderes da República agora juntos, Pacheco com risco de ser reeleito à Presidência do Senado, Globolixo e parceiros de traição finalmente respirando.
O que podemos esperar dessa horda de traidores e corruptos que se apoderou do País?
Sinceramente, boa parte do povo brasileiro é de ignorantes e de alienados, jovens e adolescentes com mais de 16 anos com direito à voto, sem a mínima experiência e capacidade de discernimento político, traficantes, corruptos de um modo geral e presos nos presídios do Brasil a fora, todos com manifestação satisfatória declarada do que está acontecendo. E o povo de bem obrigatoriamente desarmado.
Será que esse desarmamento compulsório, mesmo à revelia de plebiscito que resultou favorável ao uso de armas, tem algo a ver com ações desses e consequências do momento atual?
Como sabemos o debate político acabou se resumindo à expertise deles: corrupção, crimes, desarmamento, aborto, criminalização de palavras, mas sacanagens nas telinhas, obstrução do direito de ir e vir, obrigatoriedade de um único comportamento (comum), etc…
E agora milhares de pessoas presas, que foram reivindicar justiça e acabaram caindo numa armadilha planejada pela própria esquerda para, mais uma vez, tentar criminalizar tudo e a todos que lhes são diferentes!
O que esperar nesse País?
A perseguição a Bolsonaro, está somente no início. Farão de tudo para predende-lo, torna-lo inelegível. Xandão e o PT, não jogarão nas quatros linhas, como jogou Bolsonaro. As consequências estão aí, perseguição a supostos terroristas etc…e tal… a nós brasileiros, cabe a silenciosa irresignacão, para não acabar ilegalmente sofrendo restrições em nosso direito. O Brasil está entregue a uma matilha de lobos sedentos de ódio e vingança. D’us em sua infinita bondade, que nos ajude.
Essa invenção patenteada pelo STF, os “atos anti democráticos”, está muito distante, senão totalmente desligada do vocabulário linguístico a que tais palavras pertencem. Ganharam uma cor, escura e assustadora, longe de representar uma proteção à liberdade ou à democracia.
Tornaram-se sinônimo de total insegurança jurídica no Brasil.
👏👏👏👏👏
Quem tem Moraes precisa mais do quê?
Bienvenido a Venezua, engordem bastam seus glúteos, nossas heróis das Frouxas Armadas
Uma governo q nasceu morto..!
Falta a data do enterro!!
Brasil representado por FERNANDO HADDAD e MARINA SILVA no Fórum Econômico Mundial..!
Será q sabem o q farão lá..!!??
Alexa quem sabe pode responder!!
Claro que sabem: vão lamber os sacos dos globalistas e entregar a soberania nacional por uns trocados.
Acho que o Moraes também deve ser incluído, pois tudo começou no STF…
Quero saber quando deixarão o bolsonaro em paz, só isso.
Infelizmente o nosso país, entrou em um barco a deriva graças ao Supremo tribunal Federal, encabeçada pelos Sr. XANDÃO, tudo de ruim que está acontecendo no país é graças a ele e seus parceiros de toga, a constituição foi pro buraco e o Sr. RODRIGO PACHECO, assinou em baixo, muito triste esse senhores não estão nem aí com o povo brasileiro….triste…
Esse Nosferatu com acomia somente não inclui a própria mãe no inquérito, por desconhecer quem seja. Graças a Deus para ela, pois seria uma infelicidade muito grande para uma mãe ter um filho da p*ta como esse, como filho. Ó Senhor, ressuscitai Vlad III, o Empalador, para dar cabo desse Nosferatu. Triste sina essa nossa, quando a coisa começava a andar….
Isto é o que dar, jogar dentro das 4 linhas.
Meu próximo líder prometerá ser um V.A.R. profissional. Atuará FORA DAS 4 LINHAS, e formará uma imprensa, o 4o. Poder? ou um dos 3, já que legislativo foiintegrado ao judiciário. Aí sem chances de falta de representatividade.
O fim de todo ditador que viola e humilha o seu povo é a guilhotina e logo a cabeça pôdre deste canalha tomará é mera questão de tempo e nenhum escapa é histórico.
COMO A IMBECILIDADE TOMOU CONTA DE UMA CORTE…🤮🤮🤡🤡
O lobo acusa o cordeiro de que esse está turbando a água do rio,mesmo que o animal esteja na parte baixa do rio.La Fontaine ,sua fábula e as acusações ao Bolsonaro
Esse imbecil travestido de ditador quer imputar qq coisa contra Bolsonaro para condená-lo.
CARAS VOCÊS NÃO ENTENDEM NADA DE POLITICA E POLÍTICOS E NEM DE CONSTITUIÇÃO, O DUDA É HONESTO, O XANXAN É O MELHOR JUJU QUE JÁ TIVEMOS NESTE PAIS DAS COCOTAS E O BOISOMARO É O MAIOR “MARGINAL” DE TODOS OS TEMPOS…
E POSTE SERÁ PRESO PORQUE MIJOU NO DINOSSAURO…
“SÓ QUE NÃO”…
Me parece que estão preparando um grande fato, qual seja retorno do ex-presrep ao país, sua prisão, e manifestações tomando conta das ruas. Espero estar equivocado neste mero exercício de achologia.
E o código fonte ?
Quer ver ele rir?
Vão arrumar um motivo para prendê-lo. Na ditadura não foi assim??? Sempre criticaram os militares e estão fazendo a mesma coisa. 1964 voltou!!!!
Bolsonaro teve oportunidade de acabar com essa quadrilha e não teve coragem, agora aguenta, tomaram o poder com fraude, a própria quadrilha sabia dos atos de vandalismo do dia 8 com a prevaricação do ladrão e seu ministro que por lei tem que perder seus cargos e serem presos,mas generais, senadores juízes e deputados se acovardaram.
Teve mesmo…
E nós, o povo, perdemos também oportunidades de ouro. Quando soltaram 1u14
Deve ser o verme da carne de porco que o ministro comeu e que está fazendo isso na cabeça dele. Os entendimentos dele não são justos.
O simples fato da PGR ter em sua estrutura um Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, já indica que esta se tornou um órgão repressor das liberdades, ou seja, a serviço da ditadura. Outra coisa que chama a atenção, é a agilidade que o sr. Augusto Aras está mostrando. Nesses últimos anos se mostrou omisso e, de repente, está ágil. Tudo sendo feito para consolidar essa ditadura que está sendo construída desde que Lula foi descondenado pelo STF.
Os pedidos da esquerdalha são imediatamente atendidos. Agora, os da direita…
Que ódio acumulado. Que furor. Que falta de ter o que fazer ! Enqto isso : Pimenta Neves (assassino) SOLTO ; André do Rap (traficante) SOLTO ; Cabral SOLTO ; Renans da vida SOLTOS ; a alma + honeste deste mundo SOLTA…… É esta ‘j’ ustiça que queremos ? É este país que queremos ? É este o dito estado democrático de direito ? : (
O subprocurador, mantém a subserviência no atual sistema acusatório , acusar somente quem estiver ligado ao governo anterior. O subprocurador manda mais que o procurador? O Ministro Moraes , manda mais que os demais? É notório que trabalha mais e talvez por isso deveria ganhar mais.
Acredito que todos que mandam pedidos de investigação contra políticos da esquerda para o Xandão só o fazem para cumprir o procedimento. Ninguém é tão burro para mandar um pedido pra ele sabendo que vai ser negado como já aconteceu várias vezes. Seria uma formação de provas? Quem sabe
Creio que a palavra mais adequada a PGR seja incompetência. Parece que vamos ter que acrescentar subserviência. Não sabem o que é terrorismo e baderna. Aliás, terrorismo já foi tipificado como crime na CF? Lembro-me que a esquerda tinha ojeriza a isso…por causa do MST MTST, sei lá..
A Justiça não é cega!
Infelizmente no Brasil não temos como confiar na justiça.
Se alguem (qualquer pessoa) postar uma opinião sobre os atos ocorridos no dia 08, após o dia 08, jamais ( no sentido de nunca) poderá ser incriminado por ser mentor intelectual sobre um ato pretérito.
A justiça brasileira parece estar dominada por juristas partidários, cujo partidarismo os deixa impossibilitados de usar o lado racional do cérebro.
Triste constatar a falta de lógica jurídica temporal nos argumentos daqueles que deviam dar o exemplo de apuração justa do crime de danos a prédios públicos vazios.
Ao que tudo indica, o desejo de perseguição ao único grupo que pode vence-los em eleições auditáveis os está deixando sem capacidades de avaliar os fatos pela sua natureza tempora
Se alguem (qualquer pessoa) postar uma opinião sobre os atos ocorridos no dia 08, após o dia 08, jamais ( no sentido de nunca) poderá ser incriminado por ser mentor intelectual sobre um ato pretérito.
A justiça brasileira parece estar dominada por juristas partidários, cujo partidarismo os deixa impossibilitados de usar o lado racional do cérebro.
Triste constatar a falta de lógica jurídica temporal nos argumentos daqueles que deviam dar o exemplo de apuração justa do crime de danos a prédios públicos vazios.
Ao que tudo indica, o desejo de perseguição ao único grupo que pode vence-los em eleições auditáveis os está deixando sem capacidades de avaliar os fatos pela sua natureza temporal.
Moraes e quem vem praticando atos antidemocráticos e agora quer responsabilizar outros por esse crime que ele pratica!
Claramente dois pesos e duas medidas! Contra a direita, os rigores da lei, contra a esquerda, os benefícios da lei!
Quem tem Moraes precisa mais do quê?
Bolsonaro jamais deveria ter retirado o tal do vídeo pois de toda forma, iriam tentar incriminá-lo, como aliás estão fazendo. Neste caso é melhor assumir logo e de todo jeito, tanto ele quanto seu eleitorado continua acreditando que houve fraude nas urnas, e dai?
Vejam só a ironia da sorte:Bolsonaro sempre defendeu jogar dentro das 4 linhas da Constituição.E agora corre o risco de ir jogar dentro das 4 linhas de uma prisão.Decididamente,o Brasil não é para amadores.
A PGR está a serviço de Alexandre de Moraes e do seu mais que notório desejo de perseguir abertamente o ex President. A PGR, como um todo, na expressão de Agusto Aras confirma o que já sabemos, isto é o homem público, via de regar é um carreirista que vive na busca de um meio para se projetar, a fim de subir na vida em troca de favores que outros de sua semelhança lhe faculta. Um nojo essa PGR. O Presidente chegará muito forte em seu retorno.
Se Bolsonaro pisar no Brasil será preso. É esse o propósito dos golpistas do consórcio comunista. Depois de prenderem O Bolsonaro, todo mundo vai para os campos de concentração, até os comentadores desta revista. É o terror! É a KGB! É a Gestapo! Parece exagero, mas é isso aí. O amor venceu.
Mas Bolsonaro pediu que isso acontecesse ao nomear e renomear um amigão do Zé Dirceu como PGR.
Ele já explicou que veio uma lista trípice com 3 candidatos ruins para que ele fizesse a escolha e que foi obrigada a escolher o que achava menos pior.
O grande foco do psicopata. Prender Bolsonaro .Moraes está ficando famoso internacionalmente . Parabéns!!!
Augusto Aras! Muita sabedoria! Verdadeira bola de cristal. Nunca trabalhou pela nação. Ele é meio procurador geral da esquerda. O outro meio procurador é o Randolfe.
O MP é um aparelho comunista.
Esse ser iluminado, magnanimo, todo poderoso, suprasumo, creme de la creme, o ultimo biscoito do pacote, a bala que matou kennedy, que está gostando de brincar de Deus, deve ter sofrido todo tipo de violência e abuso em sua infância. Nada explica, atitudes tão tresloucadas.
Parece que a necessaire encontrada explica isso.
Se no lugar do DinoSauro, o alvo da notícia-crime de Nikolas fosse o Bolsonaro, o Xande teria mandado investigar usando outros argumentos quaisquer p justificar….ou seja, o critério dele não se sustenta na Lei. Ele é REALMENTE O MANDANTE DO BRASIL. E se não for por meio do PGR, ou outra petição, ele age de ofício sem problema nenhum…e assim segue o Brasil da era Xande…Sadam Hussein te espera, óh! auto proclamado REI DO BRASIL.
O Brasil acabou…