O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu investigar as mensagens trocadas entre Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Airton Vieira, juiz auxiliar na Suprema Corte. O inquérito foi aberto na última segunda-feira, 19.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Recentemente, o ministro recebeu apoio do presidente do STF, Luís Roberto Barroso; e do decano da Corte, Gilmar Mendes. No mesmo dia, Moraes afirmou que “nenhuma das matérias preocupa” seu gabinete e que tudo está documentado.
A ação de Moraes fez a Polícia Federal (PF) intimar Eduardo Tagliaferro para depor, na quinta-feira 22, em São Paulo.
Advogado de Tagliaferro diz estar surpreso com a decisão de Alexandre de Moraes
Eduardo Kuntz, advogado de Tagliaferro, enviou um ofício a Moraes. Ele afirma estar surpreso com a investigação e convocação para o depoimento.
Além disso, o advogado solicitou “acesso total e irrestrito aos elementos de informação” do procedimento. Ele alegou que, sem isso, o processo poderia ser prejudicado.
As ordens solicitadas pelo ministro e seus assessores a Tagliaferro eram informais. As mensagens mostram que os assessores de Moraes estavam cientes dos riscos dessa informalidade.
Em um dos áudios, Airton Vieira afirma que, “formalmente, se alguém for questionar, vai ficar uma coisa muito descarada”. “Como um juiz instrutor do Supremo manda [um pedido] para alguém lotado no TSE e esse alguém, sem mais nem menos, obedece e manda um relatório, entendeu? Ficaria chato.”
As mensagens ainda revelam que o órgão de combate à desinformação do TSE foi usado para abastecer o Inquérito das Fake News. Um policial militar no gabinete de Moraes solicitou à assessoria informações sobre uma pessoa que faria uma obra na casa do ministro — uma questão fora do escopo do órgão.
Em outro episódio, Moraes usou o órgão para levantar dados e produzir relatórios contra manifestantes que insultaram ministros do Supremo durante um evento privado em Nova York (EUA).
PARECE QUE OS PAUS MANDADOS VAO COMEÇAR A ENTENDER O QUE A DIREITA ESTÁ PASSANDO. ESSES AI SERÃO JOGADOS ÀS PIRANHAS, JA QUE NAO SAO MAIS ÚTEIS.
Pessoal ….a mobilização é a única saída ….a história sempre mostrou que não se vence um regime ditatorial sem enfrentamento…… O STF é puxa-sacos “baba ovos “ estão dizendo na cara dura que o céu é “vermelho “…se você não enxerga o céu vermelho terá que lutar e mostrar que o céu é azul
Pensamento tirânico “ vamos aniquilar o mensageiro em praça pública para intimidar o povo a não tentar me enfrentar “
Como assim? A suprema bostinha ainda dando as cartas? Se o povo não ajudar, não dá! Assinei a saída desse imbecil e vamos para as ruas!
cada dia mais, esse sujeito deixa mais aparente seus distúrbios psicológicos, a maior é a Psicopatia. A pessoa psicopata tende a ser bastante manipuladora e centralizadora, apresentando comportamentos extremamente narcisistas, cruéis e megalomaníaca e não se responsabilizando por nenhuma de suas atitudes.
Apenas para confirmar que onde há fumaça há fogo.
inquérito administrativo pode. O resultado é que poderá acionar outros graus de jurisdição.
Imagine se a Folha ou Verdevaldo forem obrigados a revelar a fonte pela ala policialesca do STF.
A CF obriga respeito ao sigilo de fonte no trabalho jornalístico.
Abriu o inquerito para dizer que e um democrata.acredite quem quiser…
O psicopata cada hora se enrola mais. Daqui a pouco nem sua família irá apoiá-lo mais.
Falta pouco.
Moraes vai jogar tudo nas costas dos 2 otarios
Moraes vai jogar tudo nas costas dos 2 otarios
Moraes vai jogar tudo nas costas dos 2 otarios
A cara de pau desta figura, beira a imoralidade.
Vá ser cara de pau, e cínico assim, lá no stf…..