O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu investigar as mensagens trocadas entre Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Airton Vieira, juiz auxiliar na Suprema Corte. O inquérito foi aberto na última segunda-feira, 19.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Recentemente, o ministro recebeu apoio do presidente do STF, Luís Roberto Barroso; e do decano da Corte, Gilmar Mendes. No mesmo dia, Moraes afirmou que “nenhuma das matérias preocupa” seu gabinete e que tudo está documentado.
A ação de Moraes fez a Polícia Federal (PF) intimar Eduardo Tagliaferro para depor, na quinta-feira 22, em São Paulo.
![Quem é Eduardo Tagliaferro, que agia a mando de Moraes em ações contra aliados de Bolsonaro](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/ok-2.jpg)
Advogado de Tagliaferro diz estar surpreso com a decisão de Alexandre de Moraes
Eduardo Kuntz, advogado de Tagliaferro, enviou um ofício a Moraes. Ele afirma estar surpreso com a investigação e convocação para o depoimento.
Além disso, o advogado solicitou “acesso total e irrestrito aos elementos de informação” do procedimento. Ele alegou que, sem isso, o processo poderia ser prejudicado.
As ordens solicitadas pelo ministro e seus assessores a Tagliaferro eram informais. As mensagens mostram que os assessores de Moraes estavam cientes dos riscos dessa informalidade.
![Quem é Airton Vieira, juiz que por ordens de Moraes pediu relatórios ao TSE](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/ok-4.jpg)
Em um dos áudios, Airton Vieira afirma que, “formalmente, se alguém for questionar, vai ficar uma coisa muito descarada”. “Como um juiz instrutor do Supremo manda [um pedido] para alguém lotado no TSE e esse alguém, sem mais nem menos, obedece e manda um relatório, entendeu? Ficaria chato.”
As mensagens ainda revelam que o órgão de combate à desinformação do TSE foi usado para abastecer o Inquérito das Fake News. Um policial militar no gabinete de Moraes solicitou à assessoria informações sobre uma pessoa que faria uma obra na casa do ministro — uma questão fora do escopo do órgão.
Em outro episódio, Moraes usou o órgão para levantar dados e produzir relatórios contra manifestantes que insultaram ministros do Supremo durante um evento privado em Nova York (EUA).
PARECE QUE OS PAUS MANDADOS VAO COMEÇAR A ENTENDER O QUE A DIREITA ESTÁ PASSANDO. ESSES AI SERÃO JOGADOS ÀS PIRANHAS, JA QUE NAO SAO MAIS ÚTEIS.
Pessoal ….a mobilização é a única saída ….a história sempre mostrou que não se vence um regime ditatorial sem enfrentamento…… O STF é puxa-sacos “baba ovos “ estão dizendo na cara dura que o céu é “vermelho “…se você não enxerga o céu vermelho terá que lutar e mostrar que o céu é azul
Pensamento tirânico “ vamos aniquilar o mensageiro em praça pública para intimidar o povo a não tentar me enfrentar “
Como assim? A suprema bostinha ainda dando as cartas? Se o povo não ajudar, não dá! Assinei a saída desse imbecil e vamos para as ruas!
cada dia mais, esse sujeito deixa mais aparente seus distúrbios psicológicos, a maior é a Psicopatia. A pessoa psicopata tende a ser bastante manipuladora e centralizadora, apresentando comportamentos extremamente narcisistas, cruéis e megalomaníaca e não se responsabilizando por nenhuma de suas atitudes.
Apenas para confirmar que onde há fumaça há fogo.
inquérito administrativo pode. O resultado é que poderá acionar outros graus de jurisdição.
Imagine se a Folha ou Verdevaldo forem obrigados a revelar a fonte pela ala policialesca do STF.
A CF obriga respeito ao sigilo de fonte no trabalho jornalístico.
Abriu o inquerito para dizer que e um democrata.acredite quem quiser…
O psicopata cada hora se enrola mais. Daqui a pouco nem sua família irá apoiá-lo mais.
Falta pouco.
Moraes vai jogar tudo nas costas dos 2 otarios
Moraes vai jogar tudo nas costas dos 2 otarios
Moraes vai jogar tudo nas costas dos 2 otarios
A cara de pau desta figura, beira a imoralidade.
Vá ser cara de pau, e cínico assim, lá no stf…..