O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a tomar o depoimento do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub nesta sexta-feira, 4.
A data precisou ser remarcada pois o advogado de Weintraub estava em fase final de recuperação depois de ter contraído a covid-19. A decisão do magistrado é de quinta-feira 2.
Relacionadas
Moraes determinou que o ex-ministro seja ouvido por ter dito “diversas informações falsas acerca da atuação do Supremo Tribunal Federal e de condutas relacionadas a um de seus membros”.
Para o ministro, em uma primeira análise, é possível constatar que as condutas se assemelham às investigadas no âmbito do Inquérito das Fake News.
As declarações de Weintraub que levaram a convocação para prestar esclarecimentos foram dadas em entrevista a um canal do YouTube em 17 de janeiro.
Na ocasião, o ex-titular da Educação disse que um dos dez ministros do Supremo que lhe negaram habeas corpus tentou comprar a sua casa num condomínio fechado, mesmo sem ela estar à venda.
“Eu vou contar um outro detalhe picante. Moro numa casa, num condomínio fechado, uma casa boa. Um juiz do STF estava procurando casa na região, dentro do condomínio. Viu a minha casa e falou: ‘Pô, casa bonita, hein, de quem é? Falaram: ‘Abraham Weintraub.’ ‘Pergunta para ele se não quer vender para mim’. ‘Não está a venda.’ ‘Pergunta se quer vender para mim, já que ele não vai mais voltar ao Brasil.'”
Em junho do ano passado, o STF decidiu, por 9 votos a 1, rejeitar um habeas corpus e manter Weintraub no inquérito das fake news.
O pedido veio após o ex-ministro ter sido chamado a prestar esclarecimentos sobre as declarações contra o STF na reunião ministerial de 22 de abril daquele ano em que disse: “Por mim, votava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”.
Pouco depois, o ex-ministro deixou o país e foi para os Estados Unidos, onde trabalhou como diretor no conselho administrativo do Banco Mundial por indicação do governo de Bolsonaro. Ele retornou no começo deste ano.
Este se não se cuidar será o Próximo preso politico.
Primeiro: renovação do Senado. Em seguida: renovação do STF, para salvar esse poder. Por mim, prendia todos esses vagabundos! O suposto crime do Weintraub foi maior do que a abertura de um inquérito ilegal e demais ações de parte dos membros do STF, com a conivência dos restantes dessa corja que infesta esse poder?
Nosso futuro senador da República.
Falsa? Ele disse a verdadeira face do stf, grupo de incompetentes milicianos a serviço de uma quadrilha ….
Olha a loucura que é essa reportagem e olha a loucura que estamos comentando!!! O cara contou uma história qualquer num podcast (o que pode até ser mentira, e daí?) e nem citou nomes, ELE NÃO PODE SER INDICIADO POR NADA, isso parece estar ficando normal, tá errado. O cara é pessoa física. Qual o limite então de se pegar qq comentário num chat ou site qq e pedir para a pessoa se explicar na polícia por supostamente ter insinuado algo negativo a respeito de um ou outro membro da “suprema” corte??? NENHUM!!! Isso já aconteceu na Alemanha, nos anos 30, e olha no que deu. Pessoas naquela ocasião tbm acharam “normal” inquirir pessoas por pensamentos.
Não gosto da postura do ex-ministro Weindraub, inclusive na reunião que foi indevidamente exposta ele foi o único que xingou os ministros do STF desnecessário. Apesar de concordar, no sentido de a maioria invadir com suas decisões a competência do executivo e do legislativo e terem fato que já deveriam terreno sido no mínimo afastados. Não vejo autenticidade, na postura do ex-ministro infelizmente e por isso tenho dúvida se votaria nele para deputado que dirá para senador ou governador. Estamos assistindo a muitos que receberam votos traindo seu eleitores, especialmente aqueles que encontram em Bolsonaro e imitaram um discurso conservador, mas se mostram hoje como oposição ao governo que elegemos, MBL,entre outros.
Como será a vida do cabeça de ovo depois que deixar o STF? O que não deve demorar muito.
Vamos ter que aguentar esses traste por um bom tempo ou alguém meter o pé na bunda por incompetência .
Se não ficar esperto, vão acabar te prendendo!
Rapa fora enquanto ainda tem tempo!
Tem que ver qual dos dois é mais doido. Um deles todo mundo já sabe que não é nada normal, já o outro esteve algum tempo no exterior mas leva jeito de ser jogador de pedra também. Me impressiona como esses caras conversam abobrinhas todos os dias, assim, à toa. Pelo menos não xingou o carequinha.
Vai ver que o tal ministro só ficou curioso para saber quem está querendo comprar a casa do Weintraub, talvez esteja fazendo alguma especulação imobiliária, quem sabe?
Vai lá uaintrub, fala o que você sabe e vai detonar o bozzo kkkkk
Olha o bobo da corte aí gente, o mamaciel, aquele que mamava algum na era das trevas petista, kkkkkkkkkkk
Continua descendo, Moraes. Não demora muito, até a sua diarista vai se fazer de surda pra você.