O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu, nesta sexta-feira, 16, que não proibiu o contato entre advogados dos investigados por suposta tentativa de golpe de Estado.
A manifestação do juiz do STF se deu no âmbito de um processo enviado ao STF pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, no qual observou que a defesa não pode ser impedida de interagir com seu cliente.
Na decisão que autorizou a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), Moraes proibiu o contato dos investigados, “inclusive através de advogados”. A medida foi solicitada pela corporação e teve parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Conforme Moraes, “em momento algum houve qualquer vedação de comunicação entre os advogados e seus clientes ou entre os diversos advogados dos investigados”. O ministro também afirmou que não há qualquer impacto às prerrogativas da advocacia.
Petição da Ordem dos Advogados do Brasil a Moraes
Há exatamente uma semana, a OAB criticou a ordem do ministro e observou que a contestação a qual estava enviando não favorece espectros políticos, mas, sim, trata de uma defesa de prerrogativas.
“A OAB não toma lado nas disputas político-partidárias e mantém posição técnico-jurídica”, ponderou Simonetti, no documento. “A atual gestão da Ordem tem como prioridade atuar em temas do dia a dia da advocacia, como as prerrogativas da profissão. Por não assumir lado na disputa ideológica e partidária, a OAB recebe críticas de setores das diversas linhas ideológicas que tentam obter apoio da entidade para seus diferentes pleitos.”
Leia também: “Prova? Para que prova?”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 204 da Revista Oeste
O que não entendo é porque todos ficam capitulando para esse imbecil quando é óbvio que ele somente tem histrionismo.
A OAB enviou um rolo de papel higiênico para o gabinete do Cabeça de Ovo cheio de serol.
Ele deve ter sentido quando foi limpar-se da defecada que deu.
MAIS uma pirocada meia bomba desse sujeito abjeto, repugnante na cara dos militares…mas fazer o quê né !?!? BOSTIL tem três comandantes cBAFO de pioroca…ora do Ladrão , ora do xandão ..BOSTIL..TIL…TIL…VAI que É Sua comandantes!
VEJA COMO OS PODERES SÃO PODRES, O CARA PROIBE O CONTATO ENTRE OS ADVOGADOS DOS PRESOS E DEPOIS DE UMA PEQUENA DURA DA OAB DÁ PARA TRAZ E DIZ QUE NAO DISSE, QUE NÃO ESCREVEU O QUE ESCREVEU, PURA DEMOMJSTRAÇÃO DE COVARDIA. TÁ VENDO BOLSONARO SE TIVESSE PEITADO NO CADO DA INDICAÇÃO DA PF MUITA COISA TERIA SIDO DIFERENTE.
E assim é o mundo da mediocridade; pobre de nós!
Caramba… depois os membros do “pudê” ficam soltando matérias nas assessorias de imprensa tentando “limpar” a percepção sobre suas maluquices (não é mané?)… Se a Ordem se manifestou, o fez por algo escrito. Se quem escreveu não sabe escrever, dá margem para interpretação enganosa. Se o empregado que escreve não sabe o que escreve, por que o patrão continua pagando o empregado? Porque o “adevogado” indicado agora tem superpoderes e pode fazer o que quiser com o empregador. Em defesa da democracia.
Moraes está destruindo a imagem do STF . Instituição está desmoralizada. Inacreditável a conivência dos demais membros do coegiado.
Esse cara é uma vergonha como juiz, advogado de porta de cadeia
O cara, de fato, é um c@n@lh@ autoritário, mas, nesse caso, parece que a proibição se refere à comunicação entre os advogados dos investigados, ou seja, o advogado de um investigado não pode se comunicar com o de outro, mas, pode se comunicar com seu pp cliente. Mas, claro que isso não alivia em nada as atrocidades que esse sujeito tem cometido.
A OAB disse ao STF que não toma lado nas disputas político-partidárias, ou seja, da forma mais direta é impossível, que o STF está promovendo uma disputa político-partidária e pior ainda, tomando lado.
disse sim, tá gravado
Atitude típica de autoritários. Tentou implicar uma decisão ERRADA, se deu mal, e voltou atrás.