O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “criminoso” e os outros dez ministros da Corte de “cúmplices”. O parlamentar deu a declaração durante o programa Oeste Sem Filtro, nesta terça-feira, 13.
Van Hattem comentou a reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que denuncia Moraes. Conversas revelam que o gabinete do ministro utilizou Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma ilegal para investigar jornalistas e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação ocorreu no Inquérito das Fake News, criado em 2019.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Na Câmara dos Deputados, a oposição já está mobilizada para pedir novamente a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito de abuso de autoridade”, disse Van Hattem. “Parece-me que não há momento mais oportuno para isso. Até mesmo a Folha publicou uma matéria tão detalhada com os abusos de autoridade, com os crimes cometidos por Alexandre de Moraes. Na verdade, o que ele realmente é, é um criminoso.”
Segundo a Folha, Moraes trocava mensagens com assessores e integrantes do TSE para usar o setor de combate à desinformação da Corte Eleitoral para investigar e abastecer relatórios do STF.
Os documentos não tinham registro oficial de solicitação por parte do ministro ou do Supremo. Na época, em 2022, Moraes presidia o TSE.
Marcel van Hattem chama ministros de “cúmplices”
Ao Oeste Sem Filtro, o deputado Marcel van Hattem cobrou uma manifestação dos outros dez ministros do STF. A Corte é composta por 11 magistrados que revezam a presidência do TSE.
“Os demais ministros do Supremo, ao não se pronunciarem, me refiro a todos os outros dez, estão sendo cúmplices desses crimes”, afirmou Van Hattem. “Se tivesse um único ministro do STF que se dignasse a falar contra o que está acontecendo por parte de Moraes, certamente não teríamos chegado tão longe.”
Leia também: “O rei está nu”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 224 da Revista Oeste
O deputado informou que o senador Eduardo Girão (Novo-CE) deve entrar com um novo processo de impeachment contra Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira, 14. A oposição também avalia abrir uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por abuso de autoridade contra os envolvidos no escândalo.
“Se o CNJ serve para regular a atividade da magistratura, que ele haja também quando acontecem esses abusos claros”, disse Van Hattem. “E nós vamos buscar a melhor forma de fazê-lo.”
Confira a entrevista completa do deputado Marcel van Hattem ao Oeste Sem Filtro no canal do YouTube da Revista Oeste. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 17h45.
Sou da época que criminoso era preso, julgado, condenado e cumpria pena, com a volta do estado democrático a direito, o que escrevi não vale mais, agora os criminosos recebem voto, escolhem comparsas para condenar desafetos sem crime, sem provas e sem julgamentos.
Além do impeachment do Voldemorth, é necessário que seja retirada a independência financeira do judiciário e, qualquer tentativa de uso de uma “polícia judicial”, seja passível de impeachment imediato.
Esse stf precisa ser extinto, reformado com novos ministros porque os que estão são bandidos ..
Ele é o testa de ferro dos outros ministros. Todos são criminosos, sem dúvidas!⚖️🤮😡🤬
Sabem por que sim? Porque cada um dos 9 (+ Lewandowski e Weber por fora) limpam na bandeira. Então é a bandeira a culpada pela sujeira. Tudo normal. Tudo normal.
Esse é o termo que melhor define o Moraes: criminoso, fora da lei, pois ignora a Constituição que deveria defender e um psicopata cruel. Precisa ser afastado urgentemente do cargo.
Para a surpresa de ninguém.