O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu o dono do Twitter/X, Elon Musk, no inquérito das milícias digitais, na noite deste domingo, 7.
Diz trecho do despacho de sete páginas do juiz do STF obtido por Oeste: “Determino a inclusão de Elon Musk, dono e CEO da provedora de rede social X, em face do cargo ocupado, como investigado do Inquérito 4.874, pela, em tese, dolosa instrumentalização criminosa da provedora de rede social X, em conexão com os fatos investigados nos Inquéritos 4.781, 4.923, 4.933 e PET 12.100”. Embora citado como CEO da plataforma, Musk deixou a posição no ano passado. Hoje, quem ocupa esse cargo na big tech é a executiva Linda Yaccarino.
Moraes abriu ainda um novo inquérito, “por prevenção”, com a finalidade de “apurar a conduta de Musk”.
Além disso, Moraes ameaçou estabelecer multa de R$ 100 mil, caso a big tech desobedeça ordens do STF. “Determino ainda que a provedora de rede social X se abstenha de desobedecer qualquer ordem judicial já emanada, inclusive realizar qualquer reativação de perfil cujo bloqueio foi determinado por esta Suprema Corte ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob pena de multa diária de R$ 100 mil por perfil e responsabilidade por desobediência à ordem judicial dos responsáveis legais pela empresa no Brasil”, decidiu Moraes.
Decisão de Moraes, sobre Elon Musk
Na decisão, Moraes afirmou ser “inaceitável que qualquer dos representantes dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada, em especial o ex-Twitter, desconheçam a instrumentalização criminosa que vem sendo realizada pelas
denominadas milicias digitais”.
De acordo com Moraes, o suposto grupo criminoso atua na “divulgação, propagação, organização e ampliação de inúmeras práticas ilícitas nas redes sociais, especialmente
no gravíssimo atentado ao Estado Democrático de Direito e na tentativa de destruição do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto, ou seja, da própria República brasileira”.
Adiante, o juiz do STF observou que, “após a tentativa golpista de 8 de janeiro de 2023, de maneira absolutamente pública e transparente, foi discutida em reunião presidida por este relator, na condição de presidente do TSE, em 1° de março, no TSE, com a presença de Google, YouTube, X, Facebook, Kwai, TikTok, Twitch e Telegram o real perigo dessa instrumentalização criminosa”.
Dono da rede social desafia Moraes
Com a revelação do escândalo Twitter Files Brazil, na semana passada, Musk tem feito uma série de tuítes, nos quais informou que vai reaver perfis derrubados por Moraes. Conforme o dono da big tech, os bloqueios são ilegais.
Musk também disse estar ciente da possibilidade de a rede social sair do país, em virtude de possíveis multas de Moraes.
Leia também: “O Quarto Poder”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 199 da Revista Oeste
Cara… fico pensando o tanto que seria bom se o Trump se manifestasse também… o mundo inteiro iria saber o que está acontecendo aqui.
Agora o careca vai conhecer a encrenca que se meteu e vai chegar ao cadafalso. Vai pagar caro por todos os seus crimes contra a Pátria e contra a sociedade. Sua hora está mais perto agora.
Agora sim , o Brasil virou pária internacional.
Aproveita e inclui o Trump também e estipula multa de de 100.000,00 por dia até ele cortar o topete. Não chega o Lula pra fazer o Brasil passar vergonha.
Este senhor, com atitudes cada vez mais desprovidas de bom senso, definitivamente está demonstrando sua incapacidade de agir como uma pessoa normal. Pelo bem do Brasil, e da justiça, tem que ser interditado……
Este senhor, definitivamente perdeu o bom senso, não há outra explicação.
Um comportamento deste é de uma pessoa totalmente maluca…..
Não se dirija a esse sujeito como “senhor”. Ele não merece nosso respeito.
Com certeza, o Cabeça de Ovo cheirou três carreiras…
Xandão KGB, vc acha que o Musk tem medo de vc? Mande sua KGB nos EUA prendê-lo, é mais fácil a CIA dar um sumiço nesse meliante que vc se tornou.
com essa decisão, o tirano Moraes só confirma as acusações de Musk. Quando o covarde Pacheco sairá de sua toca?
Que ridículo, um sem noção, criança que tomaram o doce….enquanto está aprontando aqui com suas ilegalidades agora vão conhecer o quanto é ditador, ele é o pt ,, estão juntos
Alguém têm que enquadrar o Xandão e sua trupe, o triste é que seja um estrangeiro, no Brasil não há coragem para isso.
Quem vai ter que sair do país em breve é o cabeça de ovo.
Xandão Dickhead enlouqueceu. Já está virando piada no exterior.
Tem gente comparando ele com o Voldemort, com o Tio Fester da família Adams, os memes não param.
Criminoso é um ministro que não respeita leis e as inventa para respaldar a sua tirania.
O Elon Musk não está nem aí p Moraes.
O mundo agora tem certeza que o Brasil tem um ditador
Babaca fisgou a isca. Essa decisão de incluir um estrangeiro no seus inquéritos intermináveis é absolutamente inútil, pois o cara em sua vida esteve 1 dia no Brasil e nunca mais virá para cá. De ilegais, agora os inquéritos passam a cair no ridículo devido a essa decisão esdrúxula de incluir Musk. Ele e seu ésseteéfe se dão uma importância q nunca tiveram. Arrumaram briga com um super poderoso empresário internacional e vão ter o q merecem, pois o Elon Musk vai divulgar tudo. Mesmo q bloqueiem o Twitter no Brasil, lá fora tudo será amplamente exposto. Correm o risco de arrumarem problemas com outras nações como os EUA, pois estão afetando negócios de empresas estrangeiras no Brasil.
Agora sim o mundo vai saber quem é esse careca.
Kkkkkkkkkkkk
Nossa, o Musk tá frito agora rsss
Deu um lindo tiro no pé. Aqui faz o que bem quer com nosso povo sem provar nada, mas, terá que provar que o Elon Musk é miliciano digital, que produz fake news e que ataca a “democracia” comunista brasileira, e de forma exposta internacionalmente, numa vitrine para o mundo.
É muito desqualificado esse Xandão. Deixaram esse monstro tomar conta. Agora ninguém consegue ir contra os desmandos dele.
Eles tem medo das verdades não das mentiras (FakeNews…) !!!
O Xerxes brasuca contra o homem mais rico do planeta… Vamos ver quem vence.
O Elon Musk está morrendo de medo de Moraes mandar a pt prendê-lo kkkk!
Imagine soltar diálogos de ministros no período eleitoral. É isso que deve preocupar o Moraes.
Comeu cocô
Agora vamos ver o X sair do país e o Brasil se juntar a Irã, China, Coreia do Norte onde o X é proibido.
A Internet existe liberdade para falar mal de Elon Musk, mas não existe a mesma liberdade para falar mal de Alexandre de Moraes.