O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da decisão que determinou a prisão do general da reserva Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Tanto a detenção do militar quanto o levantamento do sigilo se deram na manhã deste sábado, 14.
“Embora a necessidade de cumprimento das diligências determinadas exigisse, a princípio, a imposição de sigilo à totalidade dos autos, é certo que, diante de seu cumprimento, não há necessidade de manutenção da total restrição de publicidade”, sustentou Moraes, ao justificar o levantamento do sigilo.
Entenda o caso Braga Netto
A Polícia Federal prendeu Braga Netto hoje cedo. Ele foi indiciado no inquérito que investiga uma suposta trama golpista. Durante a operação, agentes realizaram buscas em sua residência.
A prisão ocorreu em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Depois de ser detido, Braga Netto foi encaminhado ao Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia do Exército.
Em sua defesa, o general nega as acusações. Ele declarou que nunca se tratou de golpe, “muito menos de plano de assassinar alguém”.
A investigação
Segundo o relatório da Polícia Federal, Braga Netto tentou obter informações sobre o acordo de colaboração do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. De acordo com a PF, essa tentativa ocorreu por meio dos pais de Cid.
O relatório final da investigação, que indiciou Bolsonaro, Braga Netto e outras 35 pessoas, afirma o seguinte: “Outros elementos de prova demonstram que Braga Netto buscou, por meio dos genitores de Mauro Cid, informações sobre o acordo de colaboração”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em mensagens trocadas, o general Mario Fernandes, também indiciado no caso, relata que os pais de Mauro Cid teriam entrado em contato com Braga Netto e com o ex-ministro Augusto Heleno para negar o conteúdo da delação.
“Sobre a suposta delação premiada do Cid: a mãe e o pai dele ligaram para o Braga Netto e para o Augusto Heleno, informando que é tudo mentira!”, escreveu Fernandes ao coronel reformado Jorge Luiz Kormann, em 12 de setembro. A mensagem foi enviada três dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do STF, homologar a delação de Mauro Cid.
PF apreendeu documentos na sede do PL
Durante uma operação de busca e apreensão na sede do Partido Liberal (PL), a PF encontrou um documento que seria um roteiro de “perguntas e respostas” relacionado à delação de Mauro Cid. O material estava na mesa do coronel Flávio Peregrino, assessor de Braga Netto à época.
O relatório da PF mostra haveria um esforço do grupo para acessar informações do acordo de colaboração. “O conteúdo indica se tratar de respostas dadas por Mauro Cid a questionamentos feitos por alguém possivelmente relacionado ao general Braga Netto, evidenciando a preocupação do grupo com temas ligados à tentativa de golpe de Estado”, alega a corporação.
Leia também: “O golpe impossível”
Em um dos questionamentos, interpelaram Cid sobre “o que foi delatado” em relação às reuniões. A resposta, supostamente de Cid, dizia: “Nada, porque não entrava nas reuniões”.
A Polícia Federal acredita que Mauro Cid foi diretamente consultado sobre os detalhes de sua colaboração com a PF. “O contexto do documento revela que perguntas relacionadas ao acordo de colaboração foram respondidas pelo próprio Mauro Cid”, alega a corporação.
STF justificando a aplicação da justiça, prevista em nossa constituição e código penal.
Bandido preso e justiça feita!
Sim, bandido deve ser preso! Não sei pq, então, um corrupto, lavador de dinheiro, que não tem sítio, que não tem triplex, que recebeu 300 milhões do Emilio Odebrecht, continua livre? Os corruptos que roubaram a Petrobras, Correios, Funcef, Previ, Postalis, Petros, BB, CEF, BNDES, todos livres! Será porque? Bom, até os ladrões batista agora estão se arvorando contra a lava-jato! E tem jumento lmbecil e covarde que ainda defende isso! O que faz um pixuleco!!!
Não somos idiotas , Supremos, vocês são muito fracos sem inteligência e sem saber jurídico, raciocinem que no País , são apenas 11, e quantos Juristas e Advogados existem com mais inteligência e conhecimentos ?
Levanta sigilo de inquérito sem sentido pra mídia ficar martelando a justificativa e os incautos cidadãos aceitarem…
Brasileiros Patriotas ACABEM COM ESSE FDP, ADVOGADO E COMPARSA DO PCC, ANTES QUE ESSE MELIANTE ACABE COM O BRASIL.
Mas que bandidagem do careca louco, de todos eles, senadores e deputados do centrão e esquerda. Prender por causa de um rumor é ilegal! O masoquismo e covardia instaurados no senado e na Câmara está destruindo os 3 poderes. Ditadura e mentiras dos socialistas sobre a liberdade e democracia. Indignação!
PF, lembrem-se do verde e amarelo da nossa bandeira, da nossa luta pela “ordem e progresso”, do orgulho em sermos uma nação livre e soberana. Não maculem sua imagem cumprindo ordens absurdas e ilegais.
Só serve pra passar vergonha ao fazer isso.
Estamos caminhando para um impasse, perigosíssimo…