O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta segunda-feira, 19, o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para adiar um depoimento à Polícia Federal (PF) no qual terá de prestar esclarecimentos sobre a suposta trama golpista.
Dessa forma, o depoimento ocorrerá na quinta-feira 22, como previsto.
“Informe-se a PF que inexiste qualquer óbice para a manutenção da data agendada para o interrogatório, uma vez que aos advogados do investigado foi deferido integral acesso aos autos”, determinou Moraes, ao observar não compete a Bolsonaro “escolher a data e horário de seu interrogatório”.
Pedido de Bolsonaro
Em ação enviada ao STF, a defesa de Bolsonaro sustentou que o ex-presidente só prestaria esclarecimentos quando tivesse “acesso integral das mídias dos aparelhos celulares apreendidos, sem abrir mão, por óbvio, de ser ouvido em momento posterior e oportuno”.
Na decisão, o ministro afirmou que a “participação do investigado no inquérito ou do réu em seu processo não é apenas um meio de assegurar que os fatos relevantes sejam trazidos à tona e os argumentos pertinentes considerados. “Mais do que isso, o direito do acusado em manifestar-se livremente e em ser ouvido no momento processual adequado é intrínseco à natureza do julgamento, cujo principal propósito é justificar o veredicto final para o próprio acusado, como resultado legal justamente obtido, concedendo-lhe o respeito e a consideração que qualquer cidadão merece”, disse.
Leia também: “Prova? Para que prova?”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 204 da Revista Oeste
O atual governo brasileiro repete despudoradamente as práticas tirânicas das ditaduras da Russia, Venezuela, Nicaragua; perseguindo os opositores sem embasamento legal.
Rasgaram a Constituição e estupraram a democracia.
Na verdade, tanta exposição acaba por justificar tudo que havia sido dito e agora reiterado pela direita.
O compromisso dos poderes executivo e judiciário não é para com o povo, mas para um projeto de poder, com apoio mútuo da criminalidade nacional e das ditaduras mundiais.
Com a Graça do bom Deus, que insistem em negar, cairão pelas proprias palavras e ações.
Deus abençoe e proteja sempre os que lutam pela verdade e justiça. Muita força para Bolsonaro.
Este Supremo maldito teria que ser destituído, que moral este tribunal que coloca um ladrão na presidência tem para julgar alguém ?
A foto da matéria só mostra o quanto Bolsonaro se humilhou em nome do país, mantendo-se dentro das quatro linhas ,enquanto Xandão usurpa do poder…
FFAA covardes . Assistindo seus membros sendo humilhados , presos, jogarem o nome da instituição na lama!!!!
Cabeça de piroca maldito!!
Criminoso e verme.
O Nero Supremo prorroga as investigações por mais 180 dias e não pode adiar um mero interrogatório ?
#ForaAlexandreGolpista
Esse canalha metido a tirano, que não tenha o culhão de decretar a prisão do PRESIDENTE Bolsonaro no dia 22. Está lidando com fogo. O povo não vai aceitar.
Tem pressa em prende-lo.
De preferência, antes de domingo,25.
Impeachment de Moraes para ONTEM!
Querem ver o Bolsonaro fora da disputa e preso.
Pelo amor de Deus, prendam esse meio projeto de juiz ditador!!!
Silêncio, silêncio e mais silêncio.
Bem vindo a censura. Se abrir a boca e a Gestapo do Alexandre ver sua opinião, é cadeia pelo “crime” de livre arbítrio.
É uma armadilha! Basta ficar em silêncio!
Gostaria de falar o que penso disso, mas não dá.