O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode estar ligado a possível prática de tortura psicológica, afirmou, na quinta-feira 1º, o desembargador aposentado Sebastião Coelho. A declaração foi proferida durante o programa Oeste Sem Filtro, exibido no canal da Revista Oeste no YouTube.
“Ninguém ainda havia levantado a questão da tortura psicológica, e eu levantei”, disse o ex-desembargador. “Moraes está com a sua figura ligada a possível prática de tortura, diante do enquadramento de sua conduta. Essa é a opinião de um jurista.”
Na sexta-feira 2, em razão das críticas ao presidente do TSE, integrantes da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) pediram que Coelho fosse expulso da entidade. O ex-desembargador disse a Oeste que não tem ciência do pedido de expulsão. “Não tenho conhecimento do pedido”, contou. “Fui informado pela jornalista Paula Leal [editora do site da Revista Oeste]. Espero ter direito de defesa. Não creio que prospere. Todavia, hoje, pedir o cumprimento da Constituição é atividade de risco. Faz parte.”
Relacionadas
Os 17 autores do manifesto alegam que, “em nenhum momento, o associado descreveu quais seriam os alegados crimes do ministro e, ao contrário, agiu de forma irresponsável, ao pretender dar sustentação jurídica a uma medida ilegal e absolutamente atentatória ao Poder Judiciário e à independência da magistratura, uma vez que criminaliza a atividade jurisdicional”. Ao todo, há 14 mil associados na AMB.
No Oeste Sem Filtro, Coelho disse que se tornou alvo de alguns membros da AMB, e não da entidade em si. “É uma iniciativa sem precedente, mas respeito”, ressaltou. “É um direito de opinião, mas espero que não me expulsem da entidade sem me dar o direito de defesa.”
O desembargador aposentado revelou que outros magistrados estão lhe prestando apoio. Ele disse que, caso a AMB opte por expulsá-lo, haverá “uma desfiliação em massa”. A reação dos colegas ocorreria por causa de um “incômodo evidente” em relação às suas declarações sobre Moraes. “Queria que eles se juntassem a mim, para defender a Constituição”, ressaltou. “Mas a instituição não tem caráter de enfrentamento.”
Relacionadas
Coelho lamentou os ataques que vem sofrendo desde que criticou a conduta de Moraes. “Em vez de atacarem os argumentos, estão atacando a minha pessoa”, contou. “Só trouxe o assunto para o debate. Estou perplexo sobre o fato de o Senado estar quieto, mesmo diante de tanto clamor público.”
O ex-desembargador acredita que a “PEC do Alexandre de Moraes”, proposta pelo senador Renan Calheiros, poderá representar um retrocesso para o país. “Quem vai interpretar o alcance da PEC é o próprio Supremo Tribunal Federal”, lembrou. “Como vamos permitir ao STF legislar? Se essa PEC for aprovada, poderemos questionar a existência do Congresso.”
Para Coelho, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deveria se manifestar acerca da conduta do presidente do TSE. “O ideal seria a OAB se manifestar de forma contundente sobre o abuso de autoridade”, considerou o ex-desembargador.
Confira a entrevista completa
POSSIVEL PRÁTICA DE TORTURA PSICOLÓGICA? ORA, ORA, SENHORES. VAMOS DAR O NOME AOS BOIS. PAREM DE LERO LERO E MIMIMI. O ALEXANDRE DE MORAES É UM DITADOR, AUTORITÁRIO, ARBITRÁRIO PORQUE NÃO ENCONTROU, ATÉ AGORA, ALGUÉM QUE DISSESSE EXATAMENTE O QUE ALEXANDRE DE MORAES PRECISA OUVIR COM TODAS AS LETRAS. NÃO ENCONTROU UM LOUCO. ESTÁ FALTANDO UM LOUCO PARA SALVAR O BRASIL DO COMUNISMO PETISTA E DA ROUBALHEIRA.
Sugiro a você que antes de ficar falando merda e ataques pessoais (estes sim, sem apresentar provas), explique o real motivo de o TSE não disponibilizar Codigo(s) Fonte(s) das urnas. Peça ao seu ídolo, justo e ilibado Presidente do TSE que faça essa disponibilização. O atual Presidente já disse e repetiu que aceita a eleição daquele que obteve o maior número de votos. Ajude a restaurar a democracia com eleições limpas. Ou será que lhe interessa a fraude, a trapaça, a corrupção e tudo o mais que o seu candidato representa?
OAB COVARDE!
“EM ÉPOCA DE TIRANIA E INJUSTIÇA QUANDO A LEI OPRIME O POVO
O FORA DA LEI ASSUME SEU LUGAR NA HISTÓRIA”. (Robin Hood)
Uma nação onde eleitos pelo povo se dobram a um GALO DITADOR de tudo capaz sob o tacão insanos CURADORES a violar as leis e a estuprar todo um povo ignorante e algoz de si mesmo seu cruel DESTINO é a ESCRAVIDÃO … pobre Brasil !!!
Quem é retardado? Não julgue os outros por si, ou use sua régua curta para medir as pessoas, todo petista é burro e desonesto, eis aqui este imbecil que não me deixa mentir.
O Brasil era uma boa engrenagem e que agora começa a quebrar os dentes, vamos ver onde tudo isso vai chegar e como os politicos irão fazer para manter os seus salarios em dia com uma nação sem rumo com a engrenagem quebrada !!
Eu teria a defender o desembargador Coelho. Como exemplos recentes, iniciando pelo fato do ministro Moraes ser abertamente de esquerda, o que já traz muita insegurança jurídica e princípio de tortura, ainda lembramos da desmonetizações de canais de direita, de fechamento de contas de redes sociais de simpatizantes da direita, de privação de direitos como nós casos do jornalista Allan dos Santos e mais grave, muito semelhante a tortura de fato, prisão imediata de congressista, o deputado federal Daniel Silveiras por 9 meses e meio e após a GRAÇA concedida pelo presidente Bolsonaro ainda sofrer perseguição pelo magistrado. Isso não é jurisprudência. Isso é perseguição sádica e sem freios.
Instituições estão acovardadas, omissas e indiferente diante de tantos abusos de autoridade e desrespeito à constituição federal praticada pelo STF e pelo TSE!Zero para senado, câmara, OAB, MPF, Forças Armadas e Bolsonaro, principalmet, porque jurou defender a constituição e não está fazendo!
Investigada? Esse monstro, falsete de democrata travestido de ditador tem que ser contido, preso, destituído do cargo do qual não faz jus!
O País está invadido por comunistas corruptos e foi dado um golpe judiciário para colocá-los no poder. As FFAA composta por covardes que viveram do dinheiro do povo abandona o país aos invasores, traíram o povo que os alimenta e dizem que não tem nada a ver com isso. Uma vergonha, se eu fosse militar teria vergonha de sair às ruas, teria vergonha de olhar para a minha cara no espelho. Covardes acomodados, prestarão continência a um ladrão e seu bando e, no novo governo certamente acatarão ordens para descer o porrete no povo que protesta inconformado com o fim da Democracia no país. Talvez venham a se converter em uma força auxiliar do exército bolivariano comandado por Venezuelanos.
pessoas corajosas como esse Senhor é que renovam nossas esperanças