O senador Sergio Moro (União-PR) se manifestou sobre as ações que pedem a cassação do seu mandato no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Segundo ele, em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo para a matéria divulgada na segunda-feira 17, o PT age “à moda venezuelana” para calar a oposição.
O parlamentar é alvo de dois processos que pedem o fim do seu mandato no TRE do Paraná. As ações são movidas pelo PT e pelo PL.
“É mero estratagema do PT para calar, à moda venezuelana, a oposição democrática, aliado a oportunistas que perderam a eleição”, argumentou Moro. “É um desrespeito à democracia e a 1,9 milhão de eleitores paranaenses.”
Moro ainda lembrou que as contas da sua campanha foram aprovadas por unanimidade pelo TRE-PR.
Acusações contra Moro
O PL acusa a pré-campanha de Moro de irregularidades por supostamente ter causado “desequilíbrio eleitoral”, desde o momento em que o senador divulgou sua filiação ao Podemos e a pré-candidatura ao cargo de presidente da República, até ele ser eleito pelo União Brasil ao Senado pelo Paraná.
O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro imputa a Sergio Moro os crimes de suposta captação ilícita e gastos ilícitos de recursos (o caixa dois), abuso de poder econômico por violação ao limite de gastos da campanha, uso indevido dos meios de comunicação e desvios dos recursos partidários.
Leia também: Parlamentares querem explicação sobre ‘perseguição’ a eleitores de Bolsonaro
Já o PT acusa Moro de ter utilizado “recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Campanha, além de outras movimentações financeiras suspeitas, para construção e projeção de sua imagem enquanto pré-candidato de um cargo eletivo no pleito de 2022, independentemente do cargo em disputa.”
O processo movido pelos petistas responsabiliza o senador pelo cometimento dos crimes de captação ilícita de recursos, abuso de poder econômico, apropriação de recursos ou valores destinados ao financiamento eleitoral e possíveis crimes de caixa dois e lavagem de recursos públicos.
Parece que o Senador não leu o livro “Todo mundo é incompetente, inclusive você”.
Saiu da zona de conforto onde era reconhecido por todos como “competente” que prestava um grande serviço à nação, e certamente mal assessorado, se aventurou por caminhos desconhecidos onde a sua “incompetência” ficou exposta.
Lamentamos todos a perda do juiz…
Hoje nós vivemos inversões de valores em nosso Pais!
O poste mijando no cachorro.
Se os bons não se revoltarem, esses bandidos caçarão (com ç mesmo) até seus comparsas!!! Corja de canalhas.
É Moro, infelizmente sua capacidade de entendimento não lhe permitiu distinguir o joio do trigo quando teve plena oportunidade para atuar em defesa do Brasil.
Lamentável foi a sua contribuição clara para eliminar o que você mesmo fez de bom com a Lava Jato, quando deliberadamente, traiçoeiramente, não entendeu seu papel como Ministro da Justiça e o de Bolsonaro Presidente.
Agora colhes o que plantou no campo da mediocridade, corrupção e ignorância.