O prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman, morreu nesta quarta-feira, 26, aos 77 anos. Ele estava internado, com insuficiência renal aguda, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na capital mineira, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória, na noite desta terça-feira, 26.
Os médicos chegaram a reanimar Noman, mas o quadro evoluiu para choque cardiogênico, que é quando o coração não consegue manter sua principal função, de bombear sangue para o restante do corpo. O procedimento precisou de doses altas de drogas vasoativas e inotrópicas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Reeleito em 2022, Noman foi internado em 3 de janeiro, para tratar um câncer do tipo linfoma não Hodgkin (LNH). Na ocasião, ele estava com insuficiência respiratória aguda. Ele apresentou melhora no dia 6, quando foi extubado, mas voltou a ser intubado três dias depois.

Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais. Nas eleições de 2024, venceu o adversário Bruno Engler (PL) no segundo turno, com 53,73% dos votos.
Ele participou virtualmente da cerimônia de posse como prefeito, em 1º de janeiro, por orientação médica. Noman ficou apenas três dias no cargo. Desde então, o vice, Álvaro Damião (União Brasil), estava à frente da prefeitura interinamente.
Fuad Noman passou por 4 internações em 3 meses
A internação de janeiro foi a quarta desde o fim de novembro de 2024, quando Noman passou cinco dias no hospital por causa de dores nas pernas relacionadas ao tratamento do câncer, identificado meses antes.
No início de dezembro, o prefeito de Belo Horizonte voltou a ser internado. Ele teve alta no dia 15 do mesmo mês, depois de tratar pneumonia e sinusite.

Quatro dias depois, em 19 de dezembro, Noman foi internado novamente, com um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ser monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal e teve alta no dia 23.
O prefeito informou a constatação do câncer em julho, depois de fazer exames de rotina. Ele passou por cirurgia e, imediatamente, começou os tratamentos para combater a doença. Em outubro, durante o período eleitoral, ele comunicou a conclusão do tratamento.
O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada. Durante a internação, Noman fez por exames que confirmaram a remissão completa da doença.

Prefeitura de Belo Horizonte e PSD lamentam a morte do prefeito
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou uma nota no início da tarde desta quarta-feira sobre o falecimento de Fuad Noman. Veja o texto completo:
“É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.”
A bancada do PSD, partido de Fuad Noman, na Câmara dos Deputados também expressou lamento pela morte do correligionário. Leia a nota na íntegra:
“A bancada do PSD na Câmara dos Deputados manifesta profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.
Economista, escritor e servidor público dedicado, Fuad deixa seu legado no desenvolvimento da capital mineira.
Exemplo de dedicação, o prefeito enfrentou desafios com coragem e resiliência, sempre buscando o melhor para a população. Neste momento de dor, nos solidarizamos com sua família e com a população de Minas Gerais.“
Menos um ,amigos do condenado-lula, pena que demora ir encontrar com o satanás.
Coisas que nunca acontece na terra, com os aliados do condenado-lula,mas agora é chegada a hora de prestar conta .
Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.
Tito 3:1-2