Presidente do Conselho da Amazônia, Hamilton Mourão participa nesta terça, 14, de sessão do Senado
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), participa nesta terça-feira, 14, de uma sessão no Senado para falar sobre as ações de preservação ambiental. Mourão preside o Conselho Nacional da Amazônia.
De acordo com interlocutores do governo, Mourão vai defender um novo posicionamento do Planalto em relação às políticas de preservação da Amazônia. Desde os últimos dias, o vice-presidente tem se manifestado favorável a normas mais rígidas para o combate às queimadas e ao desmatamento na floresta. “A ideia é mostrar que o governo vem trabalhando e que a crise do ano passado não vai se repetir”, comentou um interlocutor.
Com o intuito de mudar o discurso, Mourão lembrou recentemente que o desflorestamento e as queimadas na região vêm sofrendo uma escalada desde 2012 e atingiu um pico no ano passado, o que motivou uma reação internacional. Agora, Mourão pretender convencer os parlamentares de que o governo está fortalecido para conseguir mudar esse cenário.
O mesmo posicionamento foi passado a diversos empresários com quem Mourão esteve reunido na semana passada. Entre investidores brasileiros e internacionais, o vice-presidente foi cobrado sobre ações práticas para conter o desmatamento na floresta.
Para o senador Telmário Mota (Pros-RR), a presença de Mourão na sessão será essencial para o avanço no diálogo sobre a preservação ambiental. “Vamos conhecer as diretrizes do Conselho Nacional da Amazônia e colaborar naquilo que for possível para aprimorar o plano de trabalho, com a finalidade de preservar a nossa Amazônia e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento sustentável da região”, defendeu.
Fico pensando com meus botões se Mourão não está de forma inteligente sabotando o governo Bolsonaro. Posso estar errado, mas desconfio muito.