Ministério Público Federal (MPF) denuncia a ativista Sara Winter por ameaças ao ministro do STF Alexandre de Moraes
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a ativista Sara Winter por ameaça e injúria contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexande de Moraes. Agora, se a Justiça Federal acatar a denúncia, a blogueira se tornará ré.
De acordo com o MPF, as condutas foram veiculadas em canal no YouTube e na conta pessoal do Twitter da acusada. Entretanto, não foram denunciados crimes contra a Lei de Segurança Nacional.
Na denúncia enviada à 15ª Vara de Justiça Federal, o procurador da República Frederick Lustosa relata as declarações proferidas por Sara Giromini, após ser alvo de busca e apreensão determinadas por Alexandre de Moraes, no inquérito das fake news.
Leia mais: “Inquérito das ‘fake news’ deve ser validado pelo STF”
De acordo com a peça, a influencer usou as redes sociais para atingir a dignidade e o decoro do ministro, “ameaçando de causar-lhe mal injusto e grave, com o fim de constrangê-lo”.
Para o procurador, a manifestação de Sara, em frente ao STF, utilizando capuz e tocha, está inserida no contexto da liberdade de expressão. Ele também disse que, com relação a essa investigação, não viu necessidade de que ela fosse presa preventivamente.
Prisão
Na última segunda-feira, 15, a ativista foi presa temporariamente durante operação da Polícia Federal. A prisão foi decretada por Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República no inquérito que apura manifestações organizadas pelo grupo 300 do Brasil.
Sara foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão em outro inquérito no STF, o que apura as fake news, no fim de maio, e teve confiscados itens como computador e celular — conforme ela mesma afirmou em vídeos publicados em redes sociais.
estamos num estado policial fascista comandado pelos juízes do STF, que precisam ser renovados, pois perderam a isenção e imparcialidade necessários, e estão trabalhando para estabelecer a agenda das esquerdas e do Partido Comunista Chinês.