No fim de semana, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) invadiu duas fazendas na Chapada Diamantina, na Bahia. O movimento avisou que, com a vitória de Lula nas eleições, voltaria a ocupar terras, como no passado.
Segundo o ajuntamento, as áreas invadidas pelo movimento pertencem a uma empresa “falida” e que “abandonou” o território, destinado à monocultura de eucalipto. As áreas seriam ainda “improdutivas”, conforme anunciou o MST.
No sábado, cem famílias invadiram a Fazenda Gentil, no município de Maracás, a 350 quilômetros de Salvador. No domingo, 150 famílias invadiram a Fazenda Redenção, a 320 quilômetros da capital, nos municípios de Planaltino e Irajuba.
“Essa é a 17º ocupação que fazemos neste ano na Bahia, com famílias trabalhadoras que estavam passando dificuldades nas periferias”, informou. O retorno de Lula ao Palácio do Planalto deve intensificar as invasões do MST.
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 11 invasões de fazendas foram registradas no país no ano passado. Em 2020, foram apenas seis. No ano anterior, sete. Trata-se dos menores números verificados desde 1995, quando o Incra passou a organizar as estatísticas.
Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os sem-terra invadiram quase 2,5 mil fazendas. A administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou cerca de 2 mil invasões. Na era Dilma Rousseff (PT), por sua vez, houve menos de mil crimes dessa natureza. Os números mostram que o atual governo, liderado por Jair Bolsonaro (PL), apresenta um desempenho melhor até mesmo que o verificado na gestão de Michel Temer (MDB), que durou de agosto de 2016 a dezembro de 2018: foram 54 invasões durante o tempo em que o emedebista esteve à frente do Palácio do Planalto, enquanto nos últimos quase quatro anos elas não passaram de 15.
Os sem-terra também estão protegidos por uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que impôs restrições à reintegração de posse. Para expulsar invasores, agora não basta mais uma decisão judicial. Os tribunais terão de instalar comissões de conflitos agrários, com a presença do Ministério Público e das defensorias públicas.
Leia também: “A decadência do MST”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 115 da Revista Oeste
Faz o L!
“É a vanguarda do atraso” como diz o Augusto. Antecipam-se a posse do Capo.
Aplausos aos baianos, façam o L…
Oferecem picanha mole mas amam uma dita dura
Os fazendeiros devem abrir BO e se unir. Uma conversa e pede para sair de boa. Não sairam? Pau na moleira! Queima todas as lonas! Coloca todos num ônibus e leva para a delegacia!
Faz um L pois do império das Leis vamos passar ao império da corrupção, dos ladrões e corruptos.
Uma vez mandei passar o trator em uns barracos de invasores, deu um trabalho para me defender a ponto do advogado dizer que se estivesse matado os delinqüentes seria mais me defender e ainda me orientou a colocar umas coisas da fazenda como se estivessem cido roubadas por eles. Ainda bem que não se atreveram mais invadir.
Barrosinho boca de veludo (Carmen Miranda) deveria incentivar o MST a invadir as fazendas dele. Quanto a essas que ocorreram, é simples resolver: bota o Exército para desocupar na base da porrada.
Foi liberado a anarquia generalizada , com o aval do togado,”perdeu Mané”.
Comunista só cumpre o que promete se tiver prometido cometer crimes.
Estado-câncer da nação. Esses merecem esse inferno, pois são os que mais votam nessa corja petista desgraçada.
Agora é só fazer o L que o pessoal saí kkkk
Isso vai dar munição para os proprietários rurais de prepararem.
Faz o L
E agora quem salva? Xandão? Ele é o manda em tudo e em todos!
Começamos a viver tempos muito difíceis.
Deixaram o monstro se criar… ficou no discursinho das “4 linhas”, agora aguenta essa “pica” Com bandido, de toga ou bone vermelho, nao existe 4 linhas, nao existe “justo” eles nao agem dentro da lei. Idiotas… agora nao adianta bater panela. Ou parte p tudo ou nada… ou aceita o inferno… nao aprendem. Com bandido se ganha na força, se a lei nao colabora ou esta do lado deles… é regra unica. 4 linhas… ta ai..
Agora é só pegar no cabo da enxada e trabalhar.
Não se esqueçam dessa parte.