Para André Lajst, cientista político e especialista em Oriente Médio e segurança nacional, “não há chance de Israel sair perdedor” da guerra contra o grupo terrorista Hamas.
O presidente-executivo do braço brasileiro do StandWithUs, organização que combate o antissemitismo em todo o mundo, explica que, militarmente, a capacidade de Israel é muito superior à do Hamas.
“Portanto, não há chance de Israel sair perdedor do conflito”, disse Lajst no Twitter/X. “Mas ganhar uma guerra envolve muito mais do que uma vitória bélica.” Em um vídeo na publicação, André Lajst explica que Israel é um país “militarmente indestrutível”.
André Lajst diz que Israel tem poder militar para vencer o confronto armado contra o Hamas, mas que para ganhar a guerra também é preciso vencer politicamente
De acordo com o especialista em Oriente Médio, Israel está usando apenas entre 15% e 20% de sua força militar contra os alvos do Hamas em Gaza. Mas vencer a guerra não é apenas ter triunfo no combate armado.
Last explica que a vitória consiste em “sair de um conflito armado numa situação política melhor do que você entrou”, com base no filósofo e general russo do século 19 Carl von Clausewitz.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
“Então, é óbvio que em uma Gaza pós-Hamas há de haver uma estratégia política entre todos os países envolvidos, com a ajuda dos poderes ocidentais, do mundo livre e das grandes potências”, diz Lajst.
Ele diz que é preciso reconstruir a Faixa de Gaza, com um governo legítimo palestino, e que tenha boas relações com Israel. Além disso, seria preciso que a Liga Áraba, a Arábia Saudita e os países árabes moderados se engajem num ambiente propício para conversas de paz. “Aí, sim, é uma vitória”, diz Lajst. “Não só para Israel, mas para os palestinos e todo o Oriente Médio.”