Depois de uma semana de grande repercussão na mídia devido à disputa pelo capital político, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não só parece ter vencido a queda de braço com o presidente Lula da Silva como aproveitou o momento para mostrar o seu entusiasmo com uma obra que pode reforçar ainda mais a sua imagem no cenário político nacional.
Nesta segunda-feira, 17, Tarcísio foi em seu perfil no Twitter/X anunciar o avanço no processo que deve resultar no leilão de uma obra que, segundo ele, representa uma “espera centenária”. O governador se refere ao túnel Santos–Guarujá. Tarcísio diz que essa espera “está com os dias contados”.
Tarcísio cita acordo com governo federal
O governador paulista afirma que “o primeiro túnel submerso do Brasil vai sim se tornar uma realidade”. Tarcísio destaca que o projeto é uma parceria do Estado com o governo federal, minimizando assim eventuais desconfortos por parte da gestão federal. Afinal, foram necessários meses de negociação para que Lula e seus ministros concordassem em ceder a São Paulo o direito de conduzir o edital.
A obra é tida como mais uma potencial vitrine política para Tarcísio, que vê no túnel um fator de transformação na realidade da Baixada Santista. Conforme o governador, sua gestão deve publicar o edital do projeto no fim deste mês e no dia 1º de agosto estar na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) para a realização do leilão.
Tarcísio explica que, com os R$ 6 bilhões em investimentos, será possível substituir as balsas. Do mesmo modo, acrescenta que a novidade vai evitar um trajeto de 40 quilômetros de carro entre as duas cidades. “Um túnel de cerca de 1,5 quilômetro de extensão para que a ligação entre as cidades seja questão de minutos para motoristas, pedestres, ciclistas e usuários do VLT [Veículo Leve sobre Trilhos]”.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Será que a mesma empresa chinesa que arrematou o terminal de grãos do porto de Santos leva essa?